Pão-de-Ló de Morangos









Massa:
2 ovos (grandes)
2 colheres de sopa de água
120g de açúcar
50g de farinha
50g de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
3-5 gotinhas de essência de baunilha
6 colheres de sopa de licor de morango (ver receita aqui)

 
Recheio e Cobertura:
350g de morangos maduros
3 colheres de sopa de água quente
6 folhas de gelatina incolor
5 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de sumo limão
200ml de natas


 


Massa:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Unte uma folha de papel vegetal com margarina e polvilhe-a com farinha e coloque-a numa forma pequena (eu usei um tacho de 18 cm de diâmetro, pois o bolo será bem pequeno e deve ser alto para poder corta-lo em três). 
Bata os ovos com 2 colheres de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica na velocidade máxima durante 1 minuto, até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicione o açúcar e a baunilha e bata continuamente durante 2 minutos. Junte a farinha, o amido de milho e o fermento em pó, usando a batedeira na velocidade mais baixa até obter uma massa fofa. Coloque a massa na forma/tacho e leve-a ao forno até estar cozido. Para verificar se o bolo está pronto faça o teste do palito (espete um palito de madeira no centro do bolo e se este sair limpo é porque está cozido). Desenforme e deixe arrefecer. Corte o bolo em três partes iguais, faça alguns furinhos em cada uma delas com o auxilio de um garfo e regue, cada uma, com o licor de morango.

 
Cobertura e recheio:
Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar, isto fará com que obtenha um chantilly mais firme.
Lave muito bem os morangos e retire-lhes os pés. Em seguida coloque-os na picadora/liquidificador e reduza-os a puré. Junte-lhes o sumo de limão e mexa. Passe o puré por um passador de rede fina para descartar todas as sementinhas e as partes sólidas restantes. Junte o  açúcar ao puré e misture bem.
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria durante 15 minutos. Após este tempo, escorra a água das folhas de gelatina e junte-lhes 3 colheres de sopa de água quente e leve ao lume num tachinho, em lume brando, mexendo sempre até que esta se dissolva por completo. Depois de dissolvida, junte a gelatina ao puré de morangos. Deixe arrefecer.
Quando o puré começar a solidificar bata as natas em chantilly firme e adicione-as à mistura, envolvendo delicadamente e até obter uma mistura homogénea. Em seguida leve ao frigorífico até começar a prender mas sem deixar solidificar totalmente (quando estiver cremoso o suficiente para ser possível barrar o bolo).
No prato de servir, coloque uma camada de bolo e espalhe um pouco do creme sobre ela, coloque a segunda camada de bolo e execute o mesmo processo. Por fim, coloque a última camada de bolo e barre-o por completo com o restante creme de morangos. Leve ao frigorífico até solidificar e decore a gosto.




Adaptado de: A Enciclopédia de Pastelaria - Um guia prático