Caracol de Frutas












375g de farinha
50g de manteiga (derretida)
8g de fermento de padeiro fresco (ou 1 saqueta)
2 gemas
1dl de leite morno
1 pitada de sal
85g de açúcar
6 tiras de abóbora cristalizada (abóbora verde/vermelha/branca)
Outras frutas cristalizadas q.b.(cerejas e pêra)
Sultanas/passas q.b.

Manteiga q.b (para pincelar) 
Calda de açúcar (1 colher de sopa de açúcar e 1dl de água morna)
 
 
 

Peneire a farinha e coloque-a num recipiente largo, no centro desta faça uma cova e adicione as gemas, o sal, a manteiga derretida e arrefecida e o fermento de padeiro dissolvido num pouco de água morna. Misture estes ingredientes e comece a trabalhar a massa. Junte o açúcar ao leite morno e mexa bem para que se dissolva. Vá juntando, aos poucos, o leite à massa até que esta atinja uma consistência maleável e faça bolhas (caso seja necessário, acrescente um pouco mais de leite). Trabalhe a massa puxando-a para a frente e depois de novo para trás, para lhe dar elasticidade, fazendo este processo durante uns minutos. Coloque a massa num recipiente enfarinhado, cubra-o com película aderente, tape com um pano quente e ponha em local aquecido e sem correntes de ar, para levedar até dobrar de volume (cerca de 1 hora).
Corte as frutas cristalizadas em pedacinhos pequenos e misture-as num taça juntamente com as sultanas e um pouco de açúcar.
Depois da massa ter levedado, sove-a para que o ar saia. Em seguida, coloque-a sobre uma bancada enfarinhada e estenda a massa em forma de rectângulo, pincelando toda a sua superfície com manteiga derretida (fria). Sobre a massa distribua, uniformemente, a mistura de frutas cristalizadas e fruta seca, deixando-as bem espalhadas. Em seguida enrole a massa como se esta fosse uma torta, unindo-a bem nas pontas e usando um pouco de manteiga derretida para este efeito. Corte este rolo em fatias grossas e coloque-as num tabuleiro untado com manteiga, cobrindo-o, de seguida, com um pano quente e deixando levedar mais 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190ºC (marca 5 no fogão a gás).
Passado o tempo de levedação faça uma calda usando 1 colher de sopa de açúcar e 1dl de água morna (misture bem para que o açúcar se dissolva) e pincele-a na superfície e laterais dos caracóis. Por último, leve os caracóis ao forno por 30 a 35 m. Quando estiverem dourados retire-os do forno e deixe arrefecer. 

Adaptado de: Pratos e Travessas


Nota: Rende cerca de 16 bolinhos.