Carne de Porco à Alentejana











500g de amêijoas (usei vietnamitas)
500g de carne de porco
800g de batatas
6 dentes de alho
2 colheres de sopa (rasas) de massa de pimentão
200ml de vinho branco
2 folhas de Louro
4 dentes de Alho
15g de banha
15g de margarina
Azeitonas pretas q.b.
Pickles q.b.
1 raminho de coentros frescos
sal e pimenta q.b.





Com bastante horas de antecedência, ou 24 horas antes, corte a carne em cubos médios-pequenos e tempere com os alhos amassados, o vinho branco, as folhas de louro, a massa pimentão, pimenta e sal. 
Coloque as amêijoas de molho em água com sal com algumas horas de antecedência e vá trocando a água para que as amêijoas larguem a areia.
Na altura de preparar o prato, descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos, do tamanho aproximado da carne de porco. Escorra-as e seque-as, fritando depois em óleo bem quente até ficarem douradas. Deixe escorrer o óleo sobre papel absorvente. Reserve.
Enquanto frita as batatas, comece a preparar a carne: numa frigideira larga ou wok derreta a banha e a margarina. Junte a carne, e deixe fritar até estar dourada e tenra. Regue com a marinada e deixe cozinhar por 10 minutos, aproximadamente. Adicione as amêijoas e deixe cozinhar até estas estarem abertas. Rectifique os temperos. Junte as batatas fritas e os coentros e misture bem. Acrescente os pickles e as azeitonas, envolva bem e sirva.