Geleia de Pêssego Amarelo









500g de pêssegos amarelos (descascados e sem caroço)
1250 ml de água
300g de açúcar
50g de amido de milho (usei marca Espiga)



Lave os pêssegos, corte-os ao meio e retire o caroço. Descasque e corte-os em quartos. Reserve.
Numa panela grande, coloque o açúcar e a água. Deixe ferver durante 5 minutos, mexenco uma a duas vezes. Após este tempo, adicione os pêssegos para cozer na calda durante 20-30 minutos, aproximadamente (mexa ocasionalmente).  No liquidificador/picadora desfaça os pêssegos juntamente com um pouco de caldo, a intenção será obter uma espécie de sumo. Em seguida junte esta mistura ao resto da calda de pêssego, envolva bem e coe com um passador de rede fina.
Num tacho/panela largo (tem de ser mesmo grande pois senão ira deitar por fora) coloque o sumo de pêssego coado e leve a ferver até obter um líquido espesso. Neste momento retire um pouco do caldo fervente para um recipiente e nele dissolva o amido de milho usando uma vara de arames. Junte o amido dissolvido à geleia e envolva bem. A partir deste momento baixe o lume e vá mexendo sempre até engrossar. Prove a geleia e verifique se precisa de mais açúcar. Quando a geleia tornar-se um líquido espesso está pronta pois irá engrossar quando arrefecer.
Guarde em frascos esterilizados*.



Nota: Pode usar a calda que sobrar da confecção de pêssegos em calda para fazer esta geleia, bastando, para isso, juntar 300g de pêssego em calda a 2 litros do caldo que usou para os confeccionar (ver aqui a receita de pêssegos em calda). E seguir a restante receita supracitada, adicionando um pouco mais de açúcar e o amido de milho.

*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida coloque um tacho grande ao lume e no fundo deste coloque um pano de algodão. Sobre o pano coloque os frascos de vidro e as tampas e cubra com água. Leve ao lume e quando a água ferver tape o tacho e deixe-os assim por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar o que neles vai guardar ( compota/fruta em calda) ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.