Bolo de Chocolate com Mousse de Morangos



















Bolo:
5 ovos
125g de açúcar
125g de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
1/2 colher de café de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó

Mousse:
4 folhas de gelatina incolor
4 folhas de gelatina vermelha
1 colher de chá de sumo de limão
500 g de morangos
180 g de açúcar
4 dl de natas
4 claras (cerca de 125g)





Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Unte uma forma de 24/25cm de diâmetro (de aro removível) com margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.
Numa tigela, e usando a batedeira em velocidade elevada, bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume. Junte a farinha com o fermento e o cacau, misture-os e envolva-os delicadamente no preparado de ovos. Verta para a forma que preparou e leve a cozer durante 30-40 minutos (faça o teste do palito no centro do bolo para verificar a cozedura). Deixe arrefecer e desenforme.
Lave muito bem a forma que usou, limpe-a e reserve pois irá precisar dela mais tarde.



Mousse:  
Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Demolhe ambas as folhas de gelatina em água fria. 
Lave os morangos, retire-lhes os pés e corte-os em pedaços. Coloque-os num tacho com 100g do açúcar e leve a lume brando, mexendo de vez em quando, até cozer (cerca de 5m). Retire do lume e junte-lhe as folhas de gelatina espremidas e mexa bem para que se dissolvam. Passe este preparado pela varinha mágica/liquidificador até obter um puré homogéneo e sem pedaços de morango. Deixe arrefecer.
Bata as natas com 1 colher de chá de sumo de limão até estarem bem firmes. Junte-as ao preparado anterior, quando este estiver frio, e envolva muito bem até obter um creme homogéneo.
Bata as claras em castelo bem firme, junte o restante açúcar e bata mais um pouco. Junte este preparado ao anterior, envolvendo delicadamente e sem bater, mas tendo o cuidado de não deixar pedacinho de clara pois o creme deve ser completamente homogéneo. 


Montagem:
Usando uma faca de serrilha corte o bolo ao meio, na horizontal. 
Unte com margarina a forma que usou antes para fazer o bolo e forre o fundo com película aderente.
Coloque uma parte de bolo no fundo da forma e irá reparar que o bolo encolheu ligeiramente em relação ao seu tamanho original, o que lhe permitirá colocar creme em toda a sua volta. Após colocar uma das partes na forma, verta cerca de metade do creme de morangos que preparou, fazendo, deste, modo as laterais e o recheio do mesmo. Bata com a forma sobre uma superfície para que o creme assente no fundo. Alise a superfície e coloque a outra parte do bolo.  Cubra com o restante creme e bata mais algumas vezes com a forma. Leve ao frigorífico cerca de 4-6 horas ou até que o creme solidifique completamente. Desenforme com cuidado, coloque num prato de servir e decore a gosto. 
Mantenha o bolo no frigorífico até ao  momento de servir.



Adaptado de: Mulher Moderna na Cozinha - Abril 2011