Compota de Morango
















1.200 kg de morangos
0.5 kg de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de sumo de limão



Lave os morangos e retire-lhes os pés. Corte-os em pedaços pequenos e junte-lhes o açúcar, envolva e deixe macerar por 30 minutos.
Após este tempo, os morangos deveram encontrar-se cheios de molho, caso isto não aconteça aguarde mais um pouco.
Numa panela grande de fundo pesado, coloque o preparado de morangos e leve a lume médio-alto. Quando o líquido começar a secar, diminua o lume e mexa frequentemente para que não pegue ao fundo da panela.
Quando o líquido reduzir bastante, desligue o lume, e passe o preparado pela varinha mágica para desfazer os pedaços de morango (se gostar de sentir os pedaços na compota salte esta parte).
Leve novamente ao lume para engrossar mais um pouco. Para verificar que a compota está no ponto deve passar com a colher de pau no fundo da panela e se esta abrir uma "estrada" no doce é porque está pronto.
Coloque a compota ainda quente em frascos previamente esterilizados*.



*Nota: Para esterilizar frascos de vidro deve lavar muito bem os frascos e as tampas com água e sabão. Em seguida deve mergulhar os frascos abertos em água a ferver por 10 minutos. Escorrem-se e levam-se a secar em cima de uma pano de cozinha (mas sem os limpar para as fibras do tecido não aderirem ao vidro). No momento de os usar deve colocar a compota/doce ainda quente nos frascos e fechar muito bem. Em seguida vire os frascos com a tampa para baixo, deixando-os repousar por 24 horas antes de os virar e arrumar.