Bolo de Cerejas


















450g de cerejas
113g de manteiga com sal
130g de farinha
55g de amêndoa moída
1 e 1/2 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
2 ovos grandes
150g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 colher de chá de essência de amêndoa
80ml de leite


Pré aqueça o forno a 200ºC.
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de 23cm de diâmetro, de aro amovível. Reserve.
Derreta a manteiga e deixe-a arrefecer. Reserve.
Lava bem as cerejas, retire-lhes o pé e corte-as ao meio, retirando, depois, o caroço. Reserve 25 metades de cereja e pique as restante em pedaços.
Num recipiente misture a farinha, amêndoa moída, o fermento e o sal. Reserve.
Usando a batedeira, bata os ovos com o açúcar até ficar um creme espesso (cerca de 3 minutos). Junte as essências de baunilha e amêndoa, batendo mas um pouco. Usando a espátula, acrescente a manteiga fria (derretida) e o leite, misturando muito bem. Quando a massa estiver homogénea junte as cerejas picadas e envolva bem.
Verta a massa para a forma que preparou e alise a superfície da massa. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Ao fim deste tempo, e rapidamente, decore o bolo com as metades de cereja que reservou, cravando-as, delicadamente, na massa. Leve novamente ao forno por 15-20 minutos ou até a massa estar cosida (faça o teste do palito no centro do bolo). Retire do forno e deixe o bolo arrefecer dentro da forma durante 10-15. Após isto, desenforme e deixe arrefecer completamente antes de servir.



Adaptado de: Joy of Baking

Anabela Sousa

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.