Mughlai Chicken Curry (Caril de Frango Mongol)
















O caril de frango Mughlai/Mongol é uma das iguarias mais populares que os Mongóis deixaram como herança na gastronomia Indiana. A gastronomia da Mongólia evoluiu nas cozinhas reais devido ás fortes influencias Persas e Turcas que lá se faziam sentir. Geralmente, os pratos mongóis eram elaborados com especiarias e condimentos frescos e inteiros, sendo, estes, bastante picantes e ricos em aspecto e sabor. 
Na verdade, este é um dos pratos clássicos não-vegetarianos considerados como a jóia entre as receitas tradicionais indianas, sendo muitíssimo popular no norte da Índia, região de Punjab e Paquistão.





750g de frango em cubos grandes (sem peles e sem osso)
1 cebola, bem picada
2 dentes de alho
1.2 cm de gengibre fresco (ou 2/3 colher de chá de gengibre em pó)
1 colher de chá de cominhos em pó
1/2 colher de chá de coentros em pó
1/2 colher de chá de piripiri em pó
2 colheres de sopa (cheias) de amêndoas com pele
65ml de água
2 cardamomos inteiros
1/2 colher de chá de Garam Masala
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1 pau de canela pequeno
1 folha de louro
2 cravos da Índia
2 colheres de sopa de óleo
250ml de iogurte natural
250ml de caldo de galinha
65ml de natas
50g de sultanas
35g de amêndoas laminadas
Coentros frescos picados q.b.



No processador de alimentos/picadora coloque o gengibre em pedacinhos, as amêndoas, os dentes de alho, o piripiri e os coentros e cominhos em pó, bata até obter uma pasta. Junte a água e bata mais um pouco. Reserve.
Num recipiente pequeno coloque os cardamomos ligeiramente esmagados, a canela partida ao meio, a folha de louro e os cravos da Índia. Reserve.
Num tacho de fundo grosso e pesado, coloque o óleo a aquecer. Adicione os pedaços de frango em cubos grandes (cerca de 5cm, sem pele e osso) e aloure-os de ambos os lados. Retire-os para um prato e reserve.
Na gordura que ficou no tacho, coloque a pasta de especiarias, a cebola picada e as especiarias que reservou no recipiente. Mexa com uma colher de pau até que ganhe cor. 
Seguidamente, junte o iogurte e metade do caldo de frango, mexendo para fazer molho. Acrescente o restante caldo, as natas e as sultanas, envolvendo bem. Torne a juntar o frango e os sucos que entes largou. Tempere com sal, açúcar e o Garam Masala. 
Cubra o tacho com a tampa e deixe cozinhar durante, cerca de, 20 minutos, ou até o frango estar tenro e cozinhado.
No momento de servir polvilhe com as amêndoas laminadas e os coentros frescos picados. Sirva acompanhado de arroz basmati.



Adaptado de: Nigella Lawson