Tarte de Alperce e Amêndoas



















5-6 alperces/damascos
1 colher de sopa de manteiga
113g de manteiga com sal
130g de farinha
55g de amêndoa moída
1 e 1/2 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
2 ovos grandes
150g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 colher de chá de essência de amêndoa
80ml de leite
40g de amêndoas laminadas
Açúcar q.b.



Pré aqueça o forno a 200ºC.
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de 25cm de diâmetro, de aro amovível. Reserve.
Derreta a manteiga e deixe-a arrefecer. Reserve.
Lave bem os alperces, retire-lhes o pé e o caroço, cortando-os em gomos. Leve-os ao lume uma frigideira anti-aderente com 1 colher de sopa de manteiga, açúcar (cerca de 2 c. sopa ou consoante a acidez). Deixe cozinhar uns minutos, até os alperces ficarem macios e meio caramelizados. Reserve.
Num recipiente misture a farinha, a amêndoa moída, o fermento e o sal. Reserve.
Usando a batedeira, bata os ovos com o açúcar até ficar um creme espesso (cerca de 3 minutos). Junte as essências de baunilha e amêndoa, batendo mas um pouco. Usando a espátula, acrescente a manteiga fria (derretida) e o leite, misturando muito bem. 
Verta a massa para a forma que preparou e alise a superfície da massa. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Ao fim deste tempo, e rapidamente, decore o bolo com os gomos de alperce que reservou, cravando-os, delicadamente, na massa (regue a massa com o molho que eventualmente se formou). Polvilhe com amêndoas laminadas e leve novamente ao forno por 15-20 minutos ou até a massa estar cosida (faça o teste do palito no centro do bolo). Retire do forno e deixe o bolo arrefecer dentro da forma durante 10-15. Após isto, desenforme e deixe arrefecer completamente antes de servir.