Muttar Paneer
















Muttar paneer (ou Mattar paneer/Mutter paneer) é um prato do norte da Índia (região de Punjab, especialmente) que, na verdade, é uma espécie de caril de queijo paneer e ervilhas, tendo um molho levemente adocicado e aromático. 
Geralmente é servido com pão indiano (Naan, paratha, poori, ou roti, dependendo da região) e algumas pessoas preferem servi-lo acompanhado com arroz e outras usam-no como acompanhamento, sendo, normalmente, um prato vegetariano.
Mattar paneer é, provavelmente, o caril mais popular em toda a Índia. E o que tanto o distingue é o facto de o queijo paneer (queijo fresco indiano) ainda ser preparado pelo método tradicional.


Lembram-se de quando publiquei a receita facílima do queijo paneer (ver receita aqui)? Aproveitem para experimentar fazê-la e poderão preparar este prato delicioso.





225g de paneer (ver receita aqui)
500g de ervilhas
250ml de caldo de legumes
1 cebola grande
2 dentes de alho
2.5cm de gengibre fresco
1 colher de chá de açáfrão
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de Garam Masala (cheia)
1 colher de sobremesa de concentrado de tomate
Óleo de amendoim q.b.
Sal q.b.



Usando o processador de alimentos, faça uma pasta com a cebola, alho e gengibre. 
Num tacho coloque um pouco de óleo de amendoim e junte-lhe a pasta que preparou. Deixe cozinhar um pouco e adicione o açafrão, os cominhos e o garam masala, mexa repetidamente durante 1 minuto. Acrescente as ervilhas, o caldo e legumes, o tomate concentrado e sal. Mexa para envolver e tape o tacho para cozinhar as ervilhas. 
Enquanto isso, corte o queijo paneer em quadrados de 1.5cm e reserve. Coloque um pouco de óleo numa frigideira, deixe-o aquecer um pouco e frite o paneer de ambos os lados até ele ficar com um tom de dourado ou dourado-escuro (o queijo irá respingar um pouco quando o adicionar ao óleo). Retire o queijo da frigideira e deixe-o a escorrer sobre papel absorvente. 
Quando as ervilhas já estiverem tenras, rectifique o sal e apague o lume. Junte-lhe o queijo, envolva e deixe cozinhar um poucoi em lume baixo, envolvendo tudo com muito cuidado.
Sirva quente como prato principal ou acompanhamento.



Adaptado de: Nigella Lawson
Nota: Este prato fica ainda mais delicioso se for requentado.