Tarte de Maçã Francesa



















3-4 maçãs granny smith
1 base de massa folhada redonda
1 colher de sopa de açúcar
2 colher de sopa de sumo limão
2 colheres de sopa de compota de alperce/damasco
1 colher de sopa de água


Creme:
720ml de leite
1 colher de sobremesa de extracto de baunilha
8 gemas
150g de açúcar
80g de amido de milho
30g de manteiga derretida



Pré-aquecer o forno a 180ºC. 
Coloque a base de massa folhada redonda numa forma de 25cm de diâmetro, forrada com papel vegetal, e corte o excedente.
Corte a maçã em quartos, descasque e retire as sementes. Corte cada quarto de maçã em fatias finíssimas, quase transparentes e coloque-as num recipiente. Polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar e o sumo de limão.
Numa taça misture as gemas com o açúcar e amido. Aqueça o leite com a baunilha, sem ferver. Desligue o lume, e junte, aos poucos, a mistura de ovo, misturando muito bem com uma vara de arames. Leve novamente a lume baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e junte a manteiga derretida, envolvendo bem. Tape com película aderente e deixe arrefecer completamente. 
Depois de frio, coloque o creme sobre a base de massa folhada e cubra com os pedaços de maça, intercalando-os entre si e em filas. Regue com o molho que se formou na maçã. 
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos. Após este tempo,aumentar a temperatura para 200ºC e cozinhar por mais 20-25 minutos ou até a massa estar cozinhada e crocante.
Retire a tarte do forno e coloque sobre ela a geleia de damasco/alperce que deve fazer levando ao lume a compota de alperce com a água e mexer até que se dissolva.
Sirva morno ou frio.



Adaptado de: Super Food Ideas - May 2012