Creme de Maruca com Camarão















6 camarões inteiros (usei o camarão selvagem Frip)
1/2 kg de batatas
1 cabeça de maruca (grande)
1 cenoura grande
2 pedaços de pimento vermelho
1 fio de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 tomate grande pelado e picado
1 L de água + 1/2 litro
Molho de piri-piri q.b.
Coentros frescos q.b.
1 raminho com coentros e salsa
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Leve uma panela ao lume com 1 litro de água e, quando esta ferver, acrescente as cenouras ás rodelas, o pimento, os alhos e a cebola em pedaços, a folha de louro, o tomate picado e as batatas cortadas em pequenos cubos. Adicione o raminho, atado das ervas aromáticas, deixe cozer, e quando as batatas estiverem tenras, retire a folha de louro e passe tudo pela varinha mágica, até obter um creme homogéneo.
À parte coza o peixe juntamente com o camarão em meio litro de água a ferver e tempere com sal e molho de piri-piri. Quando o peixe começar a soltar-se da espinha , retire-o do tacho, limpe-o de peles e espinhas. Retire a casca e cabeça ao camarão e coe o caldo do cozimento, reservando-o. Corte o camarão em pedaços, reduza o peixe a lascas e reserve ambos. 
Leve o creme novamente ao lume, junte 1 fio de azeite, a água de cozedura do peixe e adicione o camarão e a maruca desfiada. Mexa bem, rectifique os temperos (neste momento ajuste a consistência da sopa, se desejar, colocando mais água ou amido de milho).
No momento de servir polvilhe com coentro sou salsa frescos.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sopa.

O meu muito obrigada à Frip, Azeite Castelo de Marvão e Necton pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.