Torricado de Sardinha com Pickles em Pão de Azeite D'Alho

















2 latas de sardinhas em azeite com pickles (usei da marca da La Gondola)
2 merendeiras alentejanas (ou caseireinhas/ pequenos pães saloios)
3 dentes de alho
1dl de azeite (usei o Azeite Castelo de Marvão)
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Folhas de salsa q.b.


Fatie o pão com uma espessura de 1cm e leve-o a torrar na chapa ou nas brasas, tendo o cuidado para não o queimar.
Logo em seguida, esfregue o alho por toda a superfície tostada, do lado do miolo. Cada 3 fatias de merendeira consomem meio dente de alho grande. É o próprio pão que diz quando está bem: conforme a superfície vai ficando húmida dos sucos do alho vai perdendo a capacidade de o desgastar; quando o alho deslizar no pão sem atrito, já está.
Salpique, então, a merendeira com sal grosso e sacuda o excesso. Regue com um fio de azeite por toda a superfície e volte a pôr a grelhar só do lado do miolo. Está pronto quando se ouvir um ruído parecido com o som de fritar e, nessa altura transfere-se para um prato.
Imediatamente, adicione uma sardinha sobre o pão quente e adicione um pouco dos pickles que a acompanham na lata. Decore com uma folha de salsa e sirva quente.




Para acompanhar este prato, recomendo:



Volúpia Branco 
Caves do Solar de São Domingos


Castas: Sauvignon blanc (50%), Chardonnay (35%) e Maria Gomes (15%)

Notas de prova:
Aroma intenso e complexo, em que a mineralidade predomina sobre as notas florais e citrinas. Cheio e volumoso na boca, de acidez subtil, revela a fruta em toda a sua plenitude, tornando-se um conjunto de
qualidade única.









Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à La Gondola, Azeite Castelo de Marvão, Necton Caves do Solar de São Domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.