Panquecas com Molho de Chocolate



















225g de farinha
300 ml de leite (usei o leite meio-gordo Terra Nostra)
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 colher de chá de aroma de baunilha (usei da marca Vahiné)
5 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga, derretida (usei da marca Terra Nostra)
Molho de chocolate q.b. (usei o golden cioc - cacau liquido para aquecer ou servir frio da Sodifer)


Num recipiente junte todos os ingredientes pela ordem indicada com excepção da manteiga que só deve ser adicionada no momento de fazer as panquecas. Mexa muito bem tendo o cuidado de não deixar grumos na massa. Tape com um pano e deixe descansar por uma hora.
Após este tempo, junte à massa a manteiga derretida e envolva muito bem.
Coloque ao lume uma frigideira anti-aderente e, em lume brando, adicione 2 colheres de sopa de massa no centro da mesma. Quando perceber que se formam bolhas na panqueca é porque está pronta a ser virada. Vire a panqueca e cozinhe do outro lado. Execute este processo até já não lhe restar massa.
Sirva as panquecas mornas ou frias com molho de chocolate.



Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Porto Collector Reserva
Ramos Pinto

Mistura de castas provenientes de vinhas velhas tradicionais portuguesas.  De vários lotes jovens é criado um bouquet de cinco anos.

Notas de prova:
A borda vermelha pálida à volta do copo é o único sinal visível de maturidade. A área intermédia que, inicialmente, é opaca, evolui para um vermelho escuro translúcido. Por fim, na base do copo, a cor é de um vermelho intenso.
A sua tipicidade aromática é caracterizada pela semelhança com o vintage, devido ao seu potente fruto dominante e denso, denunciando uma profunda maturação de frutos, tais como a ameixa seca, figo, amora, framboesa e cereja.
O ataque é suave, notando-se uma sensação glicorosa equilibrada e cheia na boca. A sua maturidade de frutos revela-se-nos de uma forma saborosa, exaltando os aromas rectro-nasais mais voláteis e evoluídos. A persistência é notável.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Vahiné, Sodifer Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.