Safio Estufado com Feijão Branco


















500 g de feijão branco cozido (usei da marca Compal)
600 g de safio, cerca de 4 postas
2 colheres de sopa de azeite (usei o azeite virgem extra Monsaraz da marca Carmim)
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 folha de louro
350 g de tomate triturado (usei da marca Compal)
80 ml de vinho branco
1 colher de chá de salsa
Molho de piripiri a gosto (usei da marca Flor das Hortas)
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Margão)
1/4  de colher de chá de pimentão doce (usei da marca Margão)
Farinha q.b.
Salsa picada q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Azeitonas mistas retalhadas com ervas aromáticas da Maçarico

Aqueça o azeite e junte-lhe a cebola e os dente de alho bem picados. Deixe amolecer um pouco e acrescente o tomate picado e a folha de louro.
Deixe estufar, mexendo de vez em quando, até o tomate e a cebola estarem cozidos. Regue com o vinho branco, tempere com sal, pimenta, salsa e molho de piripiri. Mexa e adicione um pouco de água da cozedura do feijão que se encontra na lata.
Deixe ferver cerca de 8 minutos e acrescente as postas de safio, previamente passadas por farinha. Tape o tacho e coza, em lume médio, durante cerca de 15 minutos ou até o peixe estar cozido. Junte o feijão e deixe retomar fervura. Retifique os temperos, sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com arroz branco.





Para acompanhar este prato, recomendo:

Gouveio

Monsaraz - Alentejo Doc
CARMIM

Casta: Gouveio (100%)

Após a selecção das uvas nas vinhas dos nossos associados, procede-se à vindima manual daquela que será a matéria-prima deste vinho. Chegadas à adega são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas. Após prensagem procedemos a uma clarificação por decantação. A temperatura é então regulada para 16ºC durante a fermentação alcoólica.

Finda a fermentação o vinho passa por um processo de “batonnage” em depósito inox durante alguns meses. Findo o estágio o vinho é cheio no início da Primavera.
Vinho de aspecto cristalino, cor amarela palha com alguns tons esverdeados, aroma de fruta tropical em especial maracujá e manga. Na boca possui bom volume e equilíbrio com excelente frescura e final intenso.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Compal, Pimensor, Margão, Maçarico, Necton Carmim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.