Vol-au-vent de Frango Cremoso
















8 vol au vent grandes
2 c. sopa de cebola bem picada
3 linguiças (usei a linguiça receita tradicional do Sr. Cândido da Nobre)
150 g de sobras de frango, desfiado
3 c. sopa de cogumelos em conserva, picados
1 fio de azeite
1 pitada de pimenta branca da Margão
Tomilho q.b.
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)

Molho:
2 c. sopa de manteiga
2 c. sopa de farinha
250 ml de leite morno
80 g de queijo mozzarella ralado
50 g de queijo de cabra curado (usei o Palhais - queijo de cabra gourmet da Saloio)



Comece por preparar o molho derretendo a manteiga e juntando-lhe uma colher de sopa da farinha, mexa bem e junte-lhe a restante mexendo até incorporar. Vá Juntando o leite, aos poucos, mexendo constantemente até que obtenha um molho cremoso.

À parte, aqueça o azeite e junte-lhe a cebola picada, deixando-a amolecer. Acrescente duas das linguiças, sem pele e picada, o frango desfiado e os cogumelos picados. Tempere com sal e pimenta e cozinhe, em lume brando, por 3 minutos.
Adicione o molho branco ao salteado, envolva e adicione o queijo mozzarela ralado e o queijo de cabra muito bem picado. Reduza o lume para o mínimo e deixe formar um molho cremoso (se necessário, junte mais leite). Salpique com um pouco de tomilho e retifique o sal e a pimenta. 
Deixe amornar e preencha cada um dos vol au vent com o creme. 
Por fim, decore com pequenos pedaços da linguiça que reservou e salpique com um pouco mais de tomilho. Sirva de imediato.



Para acompanhar este prato, recomendo:


Alvarinho - Pouco Comum  
Branco
Quinta da Lixa

Castas: Alvarinho 
Região: Vinhos Verdes

Da mais nobre e conhecida casta Portuguesa foi produzido este vinho num ano de excepcional qualidade. Aroma intenso, elegante e muito atractivo com notas florais, frutadas e nuances limonadas, num conjunto de grande carácter e finura. Fruto tropical na boca, acidez bem enquadrada com o fruto. Final longo.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Saloio, Nobre, Margão, Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram