Folhados de Morcela com Maçã
















1 morcela (usei a morcela receita tradicional do Sr. Cândido da Nobre)
1 placa de massa folhada retangular
2 maçãs vermelhas
1 gema para pincelar
1 c. chá de água fria
Sementes de sésamo


Comece por fatiar a morcela e leve-a a um grelhador elétrico/frigideira sem qualquer adição de gorduras. Deixe-a cozinhar até largar um pouco do seu suco e vire-a, deixando-a escurecer. Transfira-a para um prato, retire-lhe a pele e pique-a.
Retire a casca ás maçãs e pique-as finamente. 
Com o auxilio de um copo, ou cortador de bolachas redondo, recorte círculos de massa folhada.
Sobre metade desses círculos adicione uma porção de maçã e outra de morcela. Termine colocando outro círculo de massa folhada e pressionando as bordas desta com um garfo, para fechar bem os folhadinhos. Faça dois cortes, com algum espaço entre si, na parte superior dos folhados, para que este não rebentem ao assar.
Por fim, pincele os folhados com a gema de ovo, previamente batida com uma colher de chá de água, e polvilhe com as sementes de sésamo.
Leve a assar, em forno pré-aquecido a 200ºC, cerca de 30 minutos até a massa estar folhada e cozinhada.
Sirva mornos ou frios.



Para acompanhar este prato, recomendo:

Espumante São Domingos Tinto Bruto 2009 DOC Bairrada  
Caves do Solar de São Domingos

Castas: Baga (100%)

Notas de prova :
Apresenta uma bonita espuma rosada, muito frutado no aroma, lembrando frutos silvestres e morangos frescos. Na boca é cheio, refrescante e persistente.

Método Clássico:
Após a segunda fermentação em garrafa o vinho é estagiado em cave sobre as leveduras por um período de 16 meses, à temperatura constante de 12ºC e, assim, encontrar o equilíbrio perfeito de riqueza, sabor e elegância.


Para a remoção das leveduras procede-se à remuage durante 2 meses. O degorgement glacée liberta as leveduras e de seguida adicionamos uma pequena quantidade de licor de expedição para terminar o vinho. Depois de um período de dois meses após todo este processo a garrafa de espumante está pronta para entrar no mercado.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Nobre e Caves do Solar de São Domingos pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.