Fideuà












Fideuà é um prato de origem catalã que nasceu aquando de uma viagem marítima na Gandia (província de Valência) no ano de 1925. 
Costa que, marinheiros se fizeram ao mar e que, na hora da refeição, pretendiam saborear uma paelha quando perceberam que não havia arroz a bordo...sem mais opções, decidiram confecciona-la com massa.



350 g de esparguete 
300 g de chocos limpos FRINA/FRIP
250 g de tamboril em cubos
8 camarões inteiros selvagens de Moçambique Marbeira/FRIP
100 g de camarão descascado FRINA/FRIP
250 g de tomate pelado e reduzido a puré 
1 cebola picada
2 dentes de alho, laminados
5 c. sopa de azeite extra virgem Casa Soares de Albergaria
1 cubo de caldo de peixe
1/2 c. chá de pimentão doce Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
Tabasco
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por cortar os chocos em pedaços, cortar o tamboril em cubos e retirar as antenas aos camarões. Reserve.
Num tacho largo, aqueça o azeite e adicione-lhe a cebola picada e o alho laminado, deixe-os amolecer e acrescente o tomate triturado. Baixe o lume para brando e refogue até obter uma espécie de molho. Junte o tamboril, o choco e o camarão inteiro, tempere com uma pitada de sal, o pimentão doce, a pimenta e o tabasco. Adicione o caldo de peixe esfarelado e regue com água, deixe cozinhar por 5 minutos e adicione os camarões descascados e a massa. Junte mais água, se necessário (não adicione muita de uma vez pois este prato deve tornar-se "seco"como uma paelha), e deixe a massa e o peixe cozer. Retifique os temperos e sirva quente.




Para acompanhar este prato, recomendo:

Arca Nova
Quinta das Arcas

Denominação: Regional Minho IV
Ano: 2014
Castas: Alvarinho e Trajadura

Aroma: Fruta abundante com notas complexas de citrinos onde se destaca a toranja. De salientar ainda o ananás bem integrado no conjunto. Paladar: Estrutura complexa. Volumoso na boca com uma excelente acidez crocante completa o conjunto. Perfeito equilibrio entre alcool e acidez.
Uvas colhidas à mão e a uma curta distancia da adega. Desengace total para extração dos aromas mais frescos. Fermentação a baixas temperaturas.

Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/




O meu muito obrigada à Frip,  Casa Soares de Albergaria, Tabasco, Margão, Marnoto Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.