Risotto de Marisco




















250 g de arroz para risotto Pato Real
1 L de água
900 g de mariscada Frijobel
1 cebola bem picada
3 dente de alho picado
4 c. sopa de polpa de tomate Compal
200 ml de vinho branco
1 c. sopa de manteiga (cheia)
4 c. de azeite extra virgem Acushla
1/2 molho de coentros picados
Flor de sal Marnoto
1 pitada de pimenta branca Margão
Molho de piripiri q.b.
100 g de queijo de ovelha curado Serra de Valmedeiros Reserva Martins & Rebelo


Comece por aquecer a água e tempere-a com sal e molho de piripiri. Adicione a mariscada e coza por 5 minutos. Coe o caldo, reserve-o e reserve também o marisco.
Aqueça o azeite e adicione-lhe a cebola e os dentes de alho bem picados. Deixe-os amolecer e junte o arroz até que este comece a ficar translúcido. Regue com o vinho brando, deixe-o evaporar e acrescente a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta.
Envolva bem e adicione um pouco de caldo de marisco. Tenha em atenção que, o caldo adicionado deverá ser apenas a suficiente para que o arroz fique cremoso. A melhor forma é ir adicionando o caldo de marisco, concha por concha, e à medida que ele vai pedindo mais, mexendo, sem parar, até o arroz ficar al dente. 
Neste momento, acrescente o marisco que reservou e os coentros picados, envolva e deixe cozinhar.
Quando o arroz já estiver no ponto, desligue o lume, acrescente uma colher de sopa de manteiga e polvilhe com o queijo de ovelha desfeito em pedacinhos. Sirva imediatamente.




Para acompanhar este prato, recomendo:


Alvarinho - Pouco Comum  
Branco
Quinta da Lixa

Castas: Alvarinho 
Região: Vinhos Verdes

Da mais nobre e conhecida casta Portuguesa foi produzido este vinho num ano de excepcional qualidade. Aroma intenso, elegante e muito atractivo com notas florais, frutadas e nuances limonadas, num conjunto de grande carácter e finura. Fruto tropical na boca, acidez bem enquadrada com o fruto. Final longo.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frijobel, Indulac, AcushlaPato Real, Compal, Margão, Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram