Lulas à Dorê (com dois molhos)










500 g de lulas limpas Frijobel
1 limão pequeno, em sumo
2 dentes de alho grandes
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
200 g de farinha de trigo
200 g de farinha de milho fina
1 c. chá (cheia) de paprika Margão
Sal fino q.b.
Óleo para fritar
Molho caril e manga Heinz
Molho de alho Heinz


Comece por lavar as lulas por dentro e por fora e retire os seus tentáculos (guarde-os, tempere-os e frite-os à parte ou, se preferir, faço tudo junto - não fica tão bonito mas é mais prático).
Com uma tesoura de cozinha, corte anéis de lula com 1 cm de largura e adicione-os a um recipiente. Tempere com sal, pimenta branca, os alhos bem picados e o sumo de limão. Deixe marinar por 30 minutos.
Num saco de plástico (verifique se não tem furos), coloque as farinhas, a paprika ou piripiri e sal fino. Misture-as bem e adicione as lulas escorridas da marinada. Agite bem o saco para misturar bem todos os ingredientes e verifique se, todos os aros de lula, estão revestidos.
Aqueça o óleo e, quando este estiver bem quente, frite os anéis de lula até dourarem. Transfira-os para papel absorvente e deixe arrefecer.
Sirva as lulas molhando-as nos dois molhos.



Para acompanhar este prato, recomendo:


Pontual Colheita
Pontual Wines

Branco

Denominação: Vinho Regional Alentejano
Ano: 2014
Castas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho

Cor amarela esverdeada, no aroma apresenta notas tropicais e citricas, sobressaindo abacaxi e limas maduras. Na boca mostra-se fresco, mineral e de boa persistência. Um conjunto agradável.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frijobel, Heinz, Margão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.