Sardinhas à Lagareiro com Batata a Murro










8 sardinhas (grandes) congeladas da Frijobel
4 dentes de alho
1/2 cebola
1 c. sopa de salsa fresca biológica Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
2 c. sopa de coentros frescos biológicos Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
Coentros picados
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal q.b.
120 ml de azeite extra virgem, clássico, da Azeite Olival 

500 g de batatas pequenas para assar
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Azeite q.b.


Comece por arranjar as sardinhas e escame-as. Retire-lhes as vísceras e lave-as bem por dentro. Tempere com sal e deixe-as a tomar gosto por duas horas.
Transfira as sardinhas para um tabuleiro de forno e cubra-as com a cebola picada e os dentes de alho laminados. Tempere com pimenta e adicione a salsa e os coentros. Regue com o azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, e deixe assar durante 30 minutos. Vire as sardinhas, com cuidado, a meio do tempo.
Enquanto isto, lave bem as batatas, dê-lhes uma pré-cozedura de 5 minutos em água a ferver, e coloque-as num tabuleiro. Regue com um pouco de azeite e polvilhe-as com sal abundante, Misture muito bem e leve ao forno enquanto assam as sardinhas. Quando estiverem assadas, pressione-as para abrirem (ou dê-lhes um murro).
Sirva as sardinhas com o seu molho e acompanhe com as batatas a murro e polvilhe com mais coentros picados.




Para acompanhar este prato, recomendo:


Alvarinho - Pouco Comum  
Branco
Quinta da Lixa

Castas: Alvarinho 
Região: Vinhos Verdes

Da mais nobre e conhecida casta Portuguesa foi produzido este vinho num ano de excepcional qualidade. Aroma intenso, elegante e muito atractivo com notas florais, frutadas e nuances limonadas, num conjunto de grande carácter e finura. Fruto tropical na boca, acidez bem enquadrada com o fruto. Final longo.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frijobel, Azeite Olival, Aroma Alentejo, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.