Crème Brûlée










100 ml de leite, meio gordo, Terra Nostra
400 ml de natas
80 g de gemas de ovo Dovo (equivalente a 5 gemas de ovo M) da Derovo
1 vagem de baunilha Vahiné
Açúcar mascavado claro


Comece por juntar as natas com as sementes de baunilha (corte a vagem ao meio, longitudinalmente, e raspe todas as sementes para as natas, enquanto que pode usar a vagem para fazer açúcar baunilhado - colocando-as num frasco com açúcar - ou fazendo aroma de baunilha colocando-a numa garrafa pequena com vodka). 
Junte o leite ás natas e leve ao lume, deixando ferver. Desligue o lume e reserve por 20 minutos para que o aroma da baunilha se liberte.
À parte, misture o açúcar com as gemas de ovo.
Leve as natas novamente ao lume, adicione-lhe a mistura de ovos, em fio, mexendo sempre com umas varas de arames, até engrossar. Distribua o creme por 6 taças individuais (ramequins cerâmicos) e coloque-as num tabuleiro meio de água.
Leve ao forno, pré-aquecido a 140ºC, em banho-maria, durante, aproximadamente, 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Polvilhe com açúcar, abundantemente, e queime com um maçarico até obter um caramelo dourado.







Para acompanhar esta receita, recomendo:

Tawnie de Idade
Vinho do Porto 20 Anos - Quinta do Estanho


Vinho do Porto de qualidade superior.
Elaborado a partir de uma combinação de lotes selecionados de vinhos velhos e jovens, cuja média perfaz a idade indicada no rótulo.
Estagia em barris de carvalho velho e avinhado.

Notas de prova:
Aromas terciários complexos a especiarias com notas de vinagrinho.
Boca suave, agradável, persistente e com prolongada permanência.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Derovo,Terra Nostra, Vahiné e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.