Panzanella com Presunto









1 pão da avó, chapata ou ciabatta (comprido e estreito)
1.5 c. chá de alho picado Margão
1 c. sopa de oregãos secos, biológicos, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
200 g de mistura de tomate cereja (usei tomate pêra, vermelho e amarelo)
6 c. sopa de azeitonas pretas, inteiras, Jerónimos
2 c. chá de alcaparras Ponti
1 pepino pequeno
2 embalagens de presunto fatiado Nobre
Mangericão fresco, biológico, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
Azeite
Vinagre de maçã Oliveira da Serra
Flor de sal Marnoto
1 pitada de pimenta branca Margão


Comece por cortar o pão em fatias com 1 cm de espessura, aproximadamente. Depois corte as fatias em cubos médios e coloque-os num tabuleiro de forno, uns ao lado dos outros. Borrife com azeite todos os pedaços de pão e polvilho com o alho moído e com oregãos. Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, até dourar. Remexa os pedaços de pão para torrarem de ambos os lados.
Corte os tomates a meio e o pepino em triângulos pequenos, corte as azeitonas, previamente descaroçadas, a meio e misture ambos. Tempere com sal, pimenta, azeite, oregãos e vinagre. Misture bem e reserve por 10 minutos.
Numa taça de servir salada, larga, misture o pão torrado com o preparado de tomates. Acrescente o presunto em pedaços médios, as alcaparras, previamente demolhadas, e o mangericão. retifique o sal, azeite e vinagre e sirva de imediato.






Para acompanhar este prato, recomendo:



Arca Nova Branco 
Quinta das Arcas


Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2016
Castas: Loureiro, Arinto, Trajadura

O vinho mais emblemático da Quinta das Arcas e o primeiro vinho a ser produzido pela empresa. Um vinho muito apreciado pelo seu equilíbrio, pela conjugação perfeita entre os aromas de três das mais famosas castas da região e ainda pela excelente relação qualidade/preço. É também um dos vinhos mais premiados da Quinta das Arcas.

Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Nobre, Ponti, Jerónimos, Aroma Alentejo, Margão, Oliveira da Serra, Marnoto e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.