Brownie Cheesecake de Framboesa








Mousse de framboesa:
200 ml de natas para bater
100 g de framboesas, biológicas, O' Baga (encomende aqui)
2 gotas de sumo de limão
50 g de açúcar
3 folhas de gelatina
Framboesas para decorar

Cheesecake de baunilha:
200 g de queijo creme
3 gotas de aroma a baunilha (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
1.5 c. chá de açúcar baunilhado60 g de açúcar
1 ovo  (usei ovos Matinados CAC, de galinhas ao ar livre)

Brownie de Chocolate:
100 g de chocolate negro
4 gotas de aroma a baunilha
80 g de manteiga Lacticínios do Paiva
75 g de açúcar amarelo
1 ovo grande
1 pitada de sal
60 g de farinha

Robot de cozinha kMix vermelho da Kenwood
Tigela com medalhões, 14 cm, rosa, coleção Pérola da MOLDE
Prato retangular, 18 cm, branco, coleção Pérola da MOLDE


Comece por fazer o brownie, derretendo o chocolate em banho-maria e deixando-o arrefecer um pouco. Bata manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicione os ovos, aos poucos e batendo bem. Junte a farinha, a baunilha e o sal e bata na velocidade máxima até obter uma mistura fofa. Acrescente o chocolate derretido, pouco a pouco, e misture delicadamente. Coloque a massa num tabuleiro (18x18x5 cm, forrado com papel vegetal) e alise a superfície com uma espátula.
Bata o queijo creme, com os dois tipos de açúcar, até obter um creme espesso e fofo. Adicione o ovo e a baunilha e misture bem. Bata na velocidade máxima até obter uma mistura fofa e cremosa. Verta este preparado, aos poucos, sobre a massa de brownie e alise a superfície.
Leve ao forno, previamente aquecido a 170ºC, durante 25-30 minutos ou até que o cheesecake fique firme ao toque e levemente dourado nas extremidades. Deixe arrefecer por completo e reserve no frigorífico durante uma hora (sem desenformar).
Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água durante 10 minutos. 
Bata as natas, bem geladas, com o sumo de limão até obter chantilly. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente as framboesas (reduzidas a puré) e misture.
Esprema as folhas de gelatinas e junte-as a duas colheres de sopa de água a ferver, misturando até que se dissolvam. Adicione esta mistura ao preparado de framboesas e envolva delicadamente.
Espalhe o creme de framboesas sobre o cheesecake, alisando com uma espátula. Leve novamente ao frigorífico de um dia para o outro para solidificar. 
Corte em quadrados de tamanho semelhante e sirva decorado com framboesas.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à O'Baga, Glood, Ovos CAC, Lacticínios do Paiva, Molde e Kenwood pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.