Cozido à Portuguesa





Este é um prato tradicional português, um dos mais antigos até. Trata-se de uma iguaria composta por uma miríade de vegetais, carnes e enchidos cozidos.




400 g de carne de vaca (para cozer)
1/2 frango
500 g de pá de porco
300 g de entrecosto
1 chouriço de carne
1 chouriço de sangue
1 farinheira
1 morcela

1 chispe
1 orelha
8 batatas médias
4 cenouras
2 cabeças de nabo
1 couve lombarda
1 couve portuguesa
 sal, pimenta, cravo-da-índia e hortelã q.b.




Comece por escalfar o chispe e a orelha em água a ferver durante uns minutos, depois de devidamente escaldados passe-os por água e raspe-os com uma faca para retirar os pêlos e impurezas. Reserve.
Numa panela grande com água a ferver, introduz-se a carne de vaca e tempere com sal, pimenta em grão, cravo-da-índia e hortelã. Deixe cozer suavemente. Quando a carne estiver tenra, retire-a e mantenha-a coberta, com um pouco de caldo, para que permaneça quente e suculenta. À água que usou para cozer a carne de vaca junte os pedaços de frango, a pá de porco, o entrecosto e os chouriços de carne e sangue (furados com um garfo). Acrescente ainda o chispe e orelha que reservou. Adicione as batatas, as cenouras e os nabos, após levantar fervura acrescente a couve-lombarda e a portuguesa. Mantenha em lume médio até estar tudo cozido. Num tacho à parte coza a farinheira e a morcela (ambas furadas). Junte estes últimos enchidos ao tacho e acrescente também a carne de vaca com o seu respectivo caldo e deixe cozinhar mais um pouco. Sirva tudo bem quente.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/