Caril



O Caril é uma mistura de especiarias muito usada nos países asiáticos, nomeadamente na Índia e Tailândia. 
Na verdade, esta mistura de especiarias é originaria da Índia, onde cada cozinheiro faz a mistura de caril na hora e tem a sua própria receita, lá, a estas misturas de especiarias, é dado o nome de massalas. 
O caril em pó que conhecemos foi uma invenção inglesa datada do séc. XVIII. Estes, os ingleses, resolveram padronizar e comercializar uma das misturas que encontraram na Índia na época da colonização. Ela é chamada internacionalmente de “Madras Curry”.
O caril serve para condimentar e temperar variadíssimos pratos, sendo o caril de frango o mais conhecido. No entanto, esta mistura é bem versátil e pode ser usada em todos os tipos de ensopados/guisados/refogados/estufados (de carnes, aves, peixes, marisco, vegetais e até mesmo combinando com temperos ocidentais). Pode, ainda, ser usado em molhos e em saladas (fica óptimo misturado com maionese), em marinadas ou esfregado em carnes antes de as grelhar.
Existem diversas versões da mistura, abaixo indico uma delas.



4 colheres de sopa de sementes de coentros em pó
2 colheres de sopa de sementes de cominhos em pó
1 colher de sopa de feno-grego em pó
2 colheres de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de sementes de mostarda em pó
1 colher de chá de pimenta preta em pó
½ colher de chá de gengibre em pó



Num recipiente misture todas as especiarias em pó, envolvendo-as bem até obter uma mistura homogénea.
Antes de usar toste o pó de caril numa frigideira sem adição de gorduras e em lume baixo até que solte o aroma, tendo cuidado para não queimar. 
Guarde em frasquinhos hermeticamente fechados.


Nota: Se preferir um caril ainda mais genuino use as especiarias inteiras e moa-as em casa (pode usar um moedor de café, um bom moedor de pimentas ou o robot de cozinha).


Adaptado de:Aromas e Sabores 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/