Argentino










Massa:
375g de farinha
50g de manteiga (derretida)
8g de fermento de padeiro fresco (ou 1 saqueta)
2 gemas
1dl de leite morno
1 pitada de sal
85g de açúcar
Calda de açúcar (1 colher de sopa de açúcar e 1dl de água morna)
Cerejas cristalizadas q.b.
 


Creme:
525ml de leite
90g de açúcar
30g de amido de milho
30g de farinha custard





Massa:
Peneire a farinha e coloque-a num recipiente largo, no centro desta faça uma cova e adicione as gemas, o sal, a manteiga derretida e arrefecida e o fermento de padeiro dissolvido num pouco de água morna. Misture estes ingredientes e comece a trabalhar a massa. Junte o açúcar ao leite morno e mexa bem para que se dissolva. Vá juntando, aos poucos, o leite à massa até que esta atinja uma consistência maleável e faça bolhas (caso seja necessário, acrescente um pouco mais de leite). Trabalhe a massa puxando-a para a frente e depois de novo para trás, para lhe dar elasticidade, fazendo este processo durante uns minutos. Coloque a massa num recipiente enfarinhado, cubra-o com película aderente, tape com um pano quente e ponha em local aquecido e sem correntes de ar, para levedar até dobrar de volume (cerca de 1 hora). 
Entretanto faça a calda de açúcar levando ao lume 1dl de água juntamente com 1 colher de sopa de açúcar, mexendo até que este último se dissolva. Deixe arrefecer.
Depois da massa ter levedado, sove-a para que o ar saia. Em seguida, coloque-a sobre uma bancada enfarinhada e estenda-a com o rolo da massa e formando um rectângulo de massa fina. Com uma régua escolar meça o rectângulo e divida-o em quadrados de 10cm por 10cm (ou 12 por 12). Pincele cada quadrado com  a calda de açúcar.
Forre dois tabuleiros com papel vegetal (previamente untado com margarina e polvilhado com farinha) e coloque os quadrados de massa  virados de forma a parecerem um losango e com a parte pincelada virada para cima. Coloque bastante creme (feito no momento) em todo o losango, excepto nas duas pontas laterais. Una estas duas pontas opostas fazendo com que se toquem ligeiramente no centro do bolinho.  Execute este processo até não ter mais massa e creme. 
Em seguida cubra os bolos com um pano e deixe levedar por mais 30 minutos.
Após este tempo, pincele toda a massa exposta, de cada um dos bolos, com a calda de açúcar e coloque uma cereja cristalizada no centro do bolo, no lugar exacto onde as duas pontas do losango se unem. Leve ao forno a 190ºC (marca 5 no fogão a gás) até que se encontrem bastante dourados (cerca de 30 a 40 minutos).


Creme:
Num tacho junte todos os ingredientes e, com uma vara de arames, mexa bem para que o amido de milho e a farinha custar se dissolvam completamente.Leve a lume brando até obter um creme espesso, mexendo constantemente. Use de imediato, não deixe arrefecer.





1 comentário:

  1. Que delicia! Quando era pequenina comia muito estes bolinhos! uma delicia!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/