A história dos fritos de maçã começa em 1969 quando alguém oferece um saco de 50 kg de farinha a um Pastor e à sua mulher. Como precisavam de dinheiro, a senhora sugeriu que a congregação fizesse bolinhos de maçã para vender no Festival de Colheita da Maçã. O Pastor Steinke gostou da ideia e deu-se inicio às primeiras tentativas de fritar a maçã: tentou-se com pedaços, cortada em cunhas, mas nenhum parecia resultar e foi então que surgiram os anéis de maçã. Estes foram aprovados por todos e fizeram imenso sucesso no Festival de Colheita da Maçã, tornando-se também conhecidos em todos os E.U.A.
1 ovo grande
160ml de leite
1 colher de chá de óleo de amendoim
200g de farinha de trigo (usei marca espiga)
3 colheres de sopa de açúcar (bem cheias)
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
3 maçãs Royal Gala (grandes)
Óleo para fritar q.b.
Mistura de açúcar e canela q.b. (usei da marca espiga)
Num recipiente, e com uma vara de arames, bata levemente o ovo, o leite e o óleo.
À parte, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento e o sal.
Junte os ingredientes secos aos líquidos e misture até incorporar, se for necessário acrescente mais farinha pois a massa deve ser espessa.
Descasque as maçãs e retire-lhes o caroço com um utensílio próprio. Fatie as maçãs em anéis de 0.5cm de espessura e mergulhe-os na polme que confeccionou, deixando-os completamentes envolvidos. Deixe escorrer o excesso de massa.
Coloque o óleo a aquecer mas tenha o cuidado de não deixar que aqueça muito. Frite um ou dois anéis de cada vez e em lume brando-médio, verificando sempre se o óleo não aquece demasiado, pois se isto acontecer fritará muito depressa por fora e a maçã não derreterá.
Quando os anéis apresentarem uma cor dourada estão prontos. Retire-os do óleo, com cuidado, e coloque-os sobre papel absorvente. Polvilhe os anéis ainda quentes com a mistura de açúcar e canela. Sirva mornos.
Nota: Rende cerca de 24 unidades.
Adaptado de: Taste of Home
FICARAM LINDOS, JÁ CHEGUEI A FAZER E GOSTEI MUITO.
ResponderEliminarBJS
Pareciam donuts, mas ficam diferentes por dentro.
ResponderEliminarDevem ser óptimos!
Gostei imenso do aspecto, faz lembrar as tradicionais farturas.
ResponderEliminarQue delícia tão boa!! Vou mesmo ter de experimentar, estão com um aspecto maravilhoso!
ResponderEliminarBeijinho
Passei aqui por um acaso, mas foi um acaso feliz. Estyou de água na boca com estas maçãs e não só. Gostei bastante do blog e vou voltar mais vezes.
ResponderEliminarBeijinhos
Que blogue maravilhoso, realmente tenho andado distraída.Adorei esta receita, adorei as fotos e já sou tua seguidora e virei espreitar sempre que puder :))Beijinhos
ResponderEliminarObrigada a todas pelos comentários, foram,como sempre, muito queridas.
ResponderEliminarExperimentem esta receita porque é fantástica. A maçã derrete completamente e fica uma espécie de creme enquanto que a massa exterior é crocante...morninhos são do melhor que há.
Beijinhos
Olá minha querida!
ResponderEliminarObrigada pela visita lá no meu tacho e comentário claro...a tua cozinha é linda e com receitas fantásticas, um beijinho.
Ficaram mesmo fabulosos estes anéis :)... K delícia...
ResponderEliminarNão conhecia o teu canto, gostei muito e vou ser visita assídua, conta cmg :)
beijinhos
Nárwen
ResponderEliminarQue delicia, adorei esta receita!
Tenho umas maçãs na minha fruteira a suplicarem para "saltarem" de lá...acho que vou seguir esta tua sugestão, gostei bastante!
Beijinhos
Que belo canto o teu amiga...gostei tanto como a receitinha...bjokinhass
ResponderEliminarCozinha cheia de coisinhas deliciosas e essa receita hummm adoro maçã nham... vou voltar sempre! bom final de semana bjs!
ResponderEliminarLINDOS e com um aspecto tão bom.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Nárwen , sou do Peso da Régua (Capital do vinho e da vinha)(claro do nosso vinho do porto) e adoro o teu blog. Têm receitas fantásticas e uma apresentação espectacular. Muitos parabéns e continua a postar, pois com os teus pratos até da vontade de passar o dia todo a comer :)
ResponderEliminarFelicidades e uma beijoca deste atento aprendiz de cozinha....
Hélder Ferreira