Em Portugal, a doçaria conventual teve origem no século XV, aquando da colonização da Ilha da Madeira e do cultivo da cana de açúcar. Nesta altura o açúcar recebeu uma atenção especial e foi levado até aos conventos onde nasceu a tradição dos docinhos/bolos caracterizados por serem, na sua maioria, compostos por grandes quantidades de açúcar e gemas de ovos.
Eu sei que ainda falta muito tempo para o Natal...mas eu sou uma amante de doçaria conventual e não quis esperar tanto para fazer/provar estas delícias.
Bolinhos de Gema:
5 gemas
1 ovo
1/2 colher de sopa de amido de milho (usei marca Espiga)
1/2 colher de café de fermento em pó
1/2 colher de café de fermento em pó
Calda Aromática:
250ml de água
250g de açúcar
2 pedacinhos de casca de limão
1 pau de canela
1/2 colher de café de essência de baunilha
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Unte com margarina 12 forminhas de queque. Reserve.
Num recipiente junte as gemas e o ovo e bata (com a batedeira) até que aumentem de volume. Junte o amido de milho com o fermento e continue a bater até obter um creme fofo e volumoso. Coloque o creme nas forminhas mas sem as encher totalmente.
Leve ao forno durante 10-12 minutos.
Enquanto os papos de anjo cozem deve ir preparando a calda. Coloque todos os ingredientes da calda num tachinho e leve ao lume durante 2-3 minutos, mexendo ocasionalmente. Reserve e deixe arrefecer.
Quando os papos de anjo já estiverem cozidos, retire-os logo do forno, deixe arrefecer um pouquinho e desenforme. Pique cada bolinho com um palito de madeira de ambos os lados (excepto a parte de cima) e fazendo apenas um furinho em cada lado. Depois de a calda estar fria mergulhe cada um dos bolinhos furados na calda, disponha-os numa travessa funda e regue-os com a restante calda.
Uma maravilha, por acaso nunca fiz.... delicia...bjokitas
ResponderEliminarNunca comi e muito menos fiz. Mas acho que iria gostar. Eles parecem ser deliciosos e fazem lembrar o natal, o que não impede de os comer antes! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Coisas destas podia comer todo o ano, mas terei que andar mais quilométros de bicicleta provavelmente. Brincadeiras à parte, ficaram um regalo!
ResponderEliminarBeijinhos
Confesso que não é doce que me seduza, mas reconheço que têm um óptimo aspecto!
ResponderEliminarTambém gosto bastante de doçaria conventual. E concordo contigo, para comer papos de anjo não é preciso ser Natal... sabem sempre bem!!!
ResponderEliminarBeijocas e bom fds
Fazes muito bem em ir já experimentando e comendo, assim qd chegar a altura não comemos tanto e já sabemos que receitas devemos fazer.
ResponderEliminarFicaram perfeitinhos. Beijocas
nunca fiz papos de anjo vou levar a receita comigo!
ResponderEliminarum beijinho
Hummm que belos ficaram...!! Eu nunca provei, mas acho que devem ser bem deliciosos!!:)
ResponderEliminarBeijinho
FICARAM LINDOS E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
ResponderEliminarBEIJÃO...
Nárwen, se tem dois doces portugueses que gostaria muito de experimentar é o papo de anjo e o pastel de Belém. Já tive oportunidades, mas ainda assim não provei, preciso provar por que tanto um quanto outro, dizem, são extremamente deliciosos. Seu papo de anjo ficou muito fofo, a textura está linda. Gostei muito...bjocas
ResponderEliminarOlá Josy, a doçaria conventual portuguesa é uma delícia e há tantos tipos de docinhos e bolos, mesmo muitos...
ResponderEliminarAqui no meu blog tem a categoria "doçaria conventual" basta clicar lá e vai encontrar mais alguns docinhos, incluindo o pastel de Belém. São todos razoavelmente simples de fazer e o sabor compensa qualquer trabalho.
Beijinhos
beijinhos
Ora aí está um doce que sempre quis fazer, mas ainda não fiz. Devem ser bem bons.
ResponderEliminarBeijinho
Bem... o aspecto é fantástico mas confesso que não sou muito chegada a receitas com muitos ovos lol
ResponderEliminarO colesterol e os trígliceridios não perdoam :-)
Bjokas
NUNCA FIZ MAS JÁ COMIA UM DESSES.
ResponderEliminarFICARAM UMA MARAVILHA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS
Ficaram com perfeito aspecto! Nunca provei... ando curiosa!
ResponderEliminarMas que espanto :) Lindos lindos lindos! Muito bom.
ResponderEliminarBeijinho
Ficaram lindos teus papos de anjo... e realmente uma delícia dessas, não precisa esperar o Natal para fazer.
ResponderEliminarBjos, Lú.
Ficaram tão lindos :)... Nunca provei, mas adoro o aspecto..
ResponderEliminarbeijinhos
As fotos estão espectaculares, adorei, bjs.
ResponderEliminarAnabela,
ResponderEliminarAdoro papos de anjo... E nada como a doçaria conventual, ficaram lindos e com um aspecto maravilhoso : ) A apresentacao e fotos estão lindas.
Beijinhos e ate a próxima semana!
Oi minha querida vim pegar a receita do seu papo de anjo e vi seu comentário, claramente que vou ver os doces da culinaria portuguesa que tem aqui, os doces portugueses são magnificos. Obrigada...beijinhos
ResponderEliminar