120g de açúcar em pó (ver receita aqui)
1 clara de ovo
6 gotas de sumo de limão
Com a batedeira:
Junte os ingredientes e bata na batedeira por 10 minutos.
O mais importante é bater o glacê por aproximadamente 10 minutos, até que perca o brilho e, levantando-se a pá da batedeira, o glacê não caia e fique firme.
A mistura deve ser bem batida; se quando começar a bater estiver muito mole, adicione um pouco mais de açúcar em pó; se estiver muito rija junte uma pequena porção de clara de ovo (isto acontece quando a clara é muito grande ou pequena).
Manualmente:
Bata tudo muito bem com uma colher de pau até obter uma pasta fofa capaz de ser trabalhada através de uma seringa de pastelaria ou saquinho de papel.
A mistura deve ser bem batida; se quando começar a bater estiver muito mole, adicione um pouco mais de açúcar em pó; se estiver muito rija junte uma pequena porção de clara de ovo (isto acontece quando a clara é muito grande ou pequena).
Sugestões de decoração (imagem 2):
Basta colocar o glacê real sobre os biscoitos, desenhando livremente e a gosto com seringa de pastelaria ou do saquinho de papel. Deixe secar durante 24 horas e estão prontos.
Sugestões de decoração (imagem 3):
Comece por desenhar o molde numa folha/cartolina (o molde será um desenho a seu gosto, para isso basta desenhar ou imprimir um desenho). Cubra cada desenho com com tiras ou rectângulos de papel vegetal levemente untados com óleo, segurando-os com clips ou pioneses. Assim, o papel vegetal sobre a cartolina fica transparente e pode seguir o desenho do papel sobre o papel vegetal; é só "desenhar" com o glacê real espremido através da seringa de pastelaria ou do saquinho de papel.
Depois do primeiro desenho pronto, retire o papel com jeitinho, trazendo o ornato e pondo-o de lado ou num tabuleiro para que seque.
Faça tantos iguais quanto necessário e é conveniente fazer alguns a mais para substituir os que se partam. Se pretender alguns curvos ou ondulados, basta colocá-los sobre uma superfície côncava ou convexa (como é o caso de uma garrafa). Permanecem assim 24 horas em local seco. Descolam-se então do papel com muito e colocam-se sobre o bolo/tarte/torta ou o que preferir.
Estas decorações podem ser feitas com muita antecedência. Tenha cuidado a manuseá-los pois são muito frágeis e podem partir-se.
Notas:
Existem algumas técnicas que precisam do glacê em ponto mais fluido, neste caso, adiciona-se água.
Para obter um glacê colorido basta adicionar um pouco de corante à mistura já pronta e mexer até tornar-se homogéneo.
Adorei esta receita Narwén.
ResponderEliminarObrigado mesmo, vai-me ser muito útil. Bjoca
Andava mesmo à procura de uma receita boa de glacé real e voilà...obrigada pela partilha.
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou perfeito o teu glacé muito bom...bjokinhas
ResponderEliminarNARWÉN QUERIDA,
ResponderEliminarQUE RECEITA MARAVILHOSA, JÁ ANOTEI, ESTE GLACÊ EU VOU FAZER É TUDO DE BOM, VALEU!
UM GRANDE BEIJO E TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
Parece-me optimo, gostei vou guardar!
ResponderEliminarBjs.
Vou experimentar, aqui hà uns dias tentei fazer um bolo com pasta de açúcar e levava também umas decorações com glacé real...fiz o glacé mas saiu-me muito mal, não consegui fazer as ditas decorações e foi tudo parar ao lixo:(( tenho de experimentar novamente com esta receita!!
ResponderEliminarBeijinhos
Gostei muito...um beijinho.
ResponderEliminarOlá Nárwen :)
ResponderEliminarQue bela sugestão, obrigada pela partilha! Eu ainda não me inventurei muito por estas doçarias e afins, mas vou guardar esta sugestão pois o glacê ficou lindo! Apetece meter a colher hehe
Beijinho querida e boa semana :)
Ótimas dicas, de decoração.
ResponderEliminarBeijinhos
Maria
Olá Narwen, uma receita que dá muito jeito e utilidade. Para enfeitar umas bolachinhas no Natal é perfeita.
ResponderEliminarUm beijinho.
Adorei a receita Nárwen, excelente. Voce pode me dizer se podemos usá-la para cupcakes tambem?
ResponderEliminarEu adoro cupcakes mas não da cobertura por que a maioria delas vai cream cheese. E o pessoal aqui não gosta. Obrigada...bjos
Olá Josy.
ResponderEliminarAcho que não há problema em colocar esta glacê sobre os cupcakes mas ele ficará rijinho como se fosse suspiro. Mas se quiser uma cobertura cremosa para cupcake eu dou-lhe, basta me pedir. Sei de uma muito simple e que fica muito saborosa e cremosa.
Beijinhos
Nárwen... a tua receita vai-me ser bastante útil agora no Natal. Obrigada querida!!
ResponderEliminarBjokas doces
Adorei. É de grande ajuda esta receita para fazer uma decoração mais delicada.
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana.
Muito bom. Já andei à procura dele e nunca o encontrei.
ResponderEliminarBeijinhos
Gostei muito desta dica
ResponderEliminarObrigada
Mané