Lasanha de Espinafres e Roquefort










500g de massa lasanha pré-cozida (uso "Lasagne all'uovo" Gourmet da Milaneza)  
500g de folhas de espinafre (congelado ou fresco) cozidas, escorridas e picadas
200g de Roquefort (ou outro queijo azul: Gorgonzola, Danish Blue, Cabrales, Silton...) 
200g de queijo muzarella
1 cebola grande (bem picada)
1 litro de leite
2 colheres de sopa de manteiga/margarina
2.5 colheres de sopa de farinha
Queijo parmesão ralado q.b.
Bicarbonato de sódio q.b.
Sal q.b.
Óleo para untar q.b.



Coza a massa lasanha, escorra e reserve ( eu uso a massa de lasanha Milaneza que é pronta a ir ao forno, não necessitando de pré-cozedura).
Num tachinho com água a ferver coloque as folhas de espinafres previamente lavadas, tempere com um pouco de sal e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio. Coza-os até que fiquem tenros. Depois de bem cozidos, escorra-os muito bem e pique-os. Reserve.
Num outro tacho, aqueça a manteiga, junte a cebola muito bem picada e refogue-a até que esteja lourinha. Acrescente o espinafre picado e mexa por 5 minutos.
Dissolva a farinha em metade do leite e adicione-a, a pouco e pouco, aos espinafres, mexendo sempre. Junte o restante leite e misture bem até obter um creme espesso. em seguida, junte os queijos e, em lume baixo, deixe cozinhar mais um pouco até que os queijos estejam totalmente derretidos. Tempere com um pouco de sal. Reserve.
Unte um recipiente rectangular/quadrado de ir ao forno com o óleo e nele coloque por colocar massa de lasanha e intercale-a com o molho de espinafres. E faça assim diversas camadas até que deve finalizar com uma camada de molho (certifique-se que coloca uma camada bem fina de creme de espinafre entre cada massa, pois se for grossa será um pouco enjoativo). Por fim, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno a 200ºC por 30-45 minutos ou até que a massa esteja cozinhada e o queijo gratinado e levemente dourado. Quandpo pronta, desligue o forno e deixe a lasanha lá dentro por 15-20 minutos, pois isto fará com que o mollho seque um pouco e ficará mais saborosa.




Nota: 
A quantidade de cada ingrediente indicado renderá uma lasanha bastante grande, portanto, se preferir,  poderá fazer apenas metade ou 1/3 da receita.





16 comentários:

  1. LASANHA É UM PRATO DIFÍCIL DE RESISTIR E CAPRICHADA ASSIM MELHOR AINDA, EU COMERIA DUAS OU TRÊS PORÇÕES DE TÃO BOA, HUMMMMMMMM!
    AS FOTOS ESTÃO TENTADORAS E LINDAS!

    BEIJÃO.....

    ResponderEliminar
  2. Narwen, eu não sou muito fã de massas, excepto da lasanha! Adoro até, parece uma controvercia!:)
    Adorei a tua lasanha, porque gosto também muito de espinafres, apesar de achar que leva muito queijo (ai as calorias,lol).
    A foto ficou linda, mais uma vez.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Anabela,
    Essa lazanha esta com um aspecto delicioso... Quem pode resistir a um pratinho desses : ) Entao com esse queijinho todo a derreter por cima, que maravilha hummmm.

    Beijinhos e ate a próxima semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá Susana,
    Eu também adoro lasanha e esta é bastante saudável mesmo levando bastante queijo...porque a questão do queijo é simples: a quantidade de ingredientes indicada rende uma lasanha enormissima...eu fiz apenas 1/3 da receita e já rendeu bastante. Portanto podes fazer descansada que uma porção acaba por conter pouco queijo, e desse mesmo modo serão poucas as calorias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sou fã de lasanhas! Gosto bastante de ir variando. A última que fiz foi de frango. Esta deve ser uma delícia, pois adoro os dois ingredientes principais. Não vou demorar muito para experimentar :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nárwen está maravilhosa essa lasanha. Me encanto cada vez que venho aqui, suas receitas são lindas e deliciosas. Adoro lasanha em especial de espinafre, a mistura dos queijos deve ter ficado uma delicia...Bjos

    ResponderEliminar
  7. Gostei mesmo muito desta tua sugestão, embora cá em casa só eu aprecie as receitas com "verdes"!

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha.
    Eu gosto muito de lasanhas com espinafres, com queijo assim ainda não experimentei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ai que eu adoro destas coisas, ficou excelente.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Hummm que delícia de combinação! Na minha casa é difícil sair massa com espinafre, mas quem sabe com um toque de gorgonzola eu os convença!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Nárwen,
    A fotografia não deixa dúvidas...estava deliciosa!! 5*!!
    Levo comigo a receita ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Narwen, fico encantada sempre que passo por cá. Perfeita esta lasanha, com dois dos meus ingredientes favoritos para as massas. As fotos lindas como sempre.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Pois eu adorei esta versão.. Deve ser divina :)

    ResponderEliminar
  14. Se eu quiser fazer com antecedência e congelar, qual a melhor forma? Cozinha-la e no dia só descongelar ou deixa-la crua e congelar e cozinhar na hora de servir?

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Eu costumo congelar lasanhas com alguma frequência, especialmente a de carne.
    A melhor forma é cozinhá-la, deixar arrefecer e congelar. Depois pode deixa-la descongelar e levar ao forno/microondas ou até aquecer sem descongelar.
    Espero ter ajudado, volte sempre.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/