Molho de Piripiri Caseiro









1 frasco/garrafa de vidro
2 partes de malaguetas vermelhas q.b.
1 parte de malaguetas verdes q.b.
1 peadço de cebola
1 pedaço de casca de limão (em tirinhas fininhas)
2 dentes de alho
1 colher de chá de piripiri em pó
1 folha de louro
sal q.b.
vinagre q.b.
óleo de amendoim/azeite q.b.



Lave muito bem as malaguetas, retira-se o pé e coloque-as no frasco de vidro. A quantidade de malaguetas usada deverá ocupar apenas meio fraco ou um pouco menos que isso, sendo 1/3 de malaguetas verdes e 2/3 de vermelhas. 
Corte a cebola, os dentes de alho e o pedaço de casca de limão em tirinhas muito pequenas e fininhas. Retire o veio à folha de louro e parta-a em dois pedaços. Coloque dentro do frasco e adicione também 1 colher de chá de piripiri em pó e um pouquinho de sal. Agite muito bem o frasco para misturar os ingredientes. Por fim, encha o frasco com 1/3 de vinagre e 2/3 de óleo de amendoim/azeite. 
Feche muito bem o frasco e, durante 8-15 dias, deve agita-lo uma vez ao dia. Ao fim deste tempo está pronto a usar, mas quanto mais tempo ele estiver fechado mais saboroso ficará.



12 comentários:

  1. Só belas sugestões e ideias neste blog. Parabéns!
    Beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  2. Lá em casa também temos sempre um frasquinho de piri piri, o meu pai é qu o faz...ele não põe tantos ingredientes, mas fiquei curiosa...vou dar-lhe esta tua sugestão ;)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. SENTI O CHEIRINHO DESTE MOLHO AQUI, HUMMMMMMM, COISA BOA!
    BEIJINHOS..

    ResponderEliminar
  4. ADORO ESSES MOLHOS.
    MEU PAI FAZIA MUITAS VEZES.
    O TEU FICOU LINDO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Olá Nárwen, sou fã de curtumes, compotas e molhos. Parece que tenho uma atração especial por frascos e frasquinhos. Este molho parece-me bombástico! Todo a puxar o condimentado e picante, como eu adoro!
    Gostei muito das fotos.
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. é sempre bom ter esses molhinhos aramazenados, aqui em casa apreciam muito. Ficou uma linda cor...bjocas

    ResponderEliminar
  7. Na família eu sou aquela que de todo não poe picante em nada!!!! Mas olhando assim para os fraco...ficam tão bonitas!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Não sou amante de picantes, só ligeiramente. Tenho um frasquinho do em pó e chega-me para muitos anos (até passar do prazo).eheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tixa e Ana: Eu também não gosto muito de picantes, aliás, sou bastante sensível ao piripiri. mas acredita que apenas algumas (poucas) gotinhas deste molho de piripiri num prato faz toda a diferença pois dá um saborzinho muito bom. Eu uso este molho desde sempre, ele é preparado pela minha mãe desde antes de eu nascer e usamos em quase tudo, especialmente para confeccionar carnes.


    Beijinhos e obrigada a todas pelos comentários.

    ResponderEliminar
  10. Não sou apreciadora de sabores picantes, mas em casa dos meus Pais usa-se com frequência.
    Vou mostrar a receita à minha Mãe!

    ResponderEliminar
  11. Nárwen, eu costumo fazer um azeite picante com malaguetas pequenas que me serve para temperar as comidas, mas tenho de ter cuidado porque "it´s very hot" :)
    Gostei dessa versão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, depois de ter visto em alguns blogs referências ao teu, resolvi vir conhecer...e em boa hora o fiz!
    Eu também costumo fazer, molho de piripiri, gosto de por em certos pratos q.b., mas não costumo por cebola nem limão da proxima vez vou experimentar por.
    Se quiseres passar por o meu serás muito bem-vinda...
    Bjs.

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/