1 abóbora chila
açúcar q.b. (metade do peso da abóbora cozida e escorrida)
2 paus de canela
água q.b.
água q.b.
Lave a abóbora e coloque-a num saco plástico. Atire-a ao chão até que se parta em pedaços (não utilize facas ou objectos metálicos para o cortar a abóbora, pois alterará o sabor do doce). Com as mãos, retire as sementes e os filamentos mais grossos e amarelos (tripas), pois estes darão mau gosto. Lave bem os pedaços de abóbora até deixar de largar espuma.
Coloque os pedaços de abóbora num tacho grande e cubra-a com água. Deixe cozer em lume médio-alto. Quando, ao colocar uma colher entre a casca e o interior da abóbora, estes se separem é porque está pronto (cerca de 45m). Neste momento a abóbora já estará bem tenrinha.
Depois de cozida, retire-a da água e deixe arrefecer. Reserve a água onde cozeu a abóbora.
Com a ajuda de uma colher de pau (nunca metálica) ou com as mãos, retire a casca à abóbora (depois de cozida ela sai bem).
Em seguida, coloque a abóbora em água fria e com as mãos desfie a abóbora, pressionando-a e apertando-a com os dedos até que os fios se soltem, pois o doce deve ser cheio de fios (parecerá fios de ovos longos).
Coloque a abóbora num escorredor e deixe escorrer durante 30 minutos (depois de escorrido, pese, e o peso do açúcar será metade do peso da abóbora - poderá colocar um pouco mais se preferir).
Após isto, coloque os fios da abóbora num tacho largo, os paus de canela e o açúcar e cobre-se com água da cozedura que reservou. Mexa e leve a lume brando. Deixe ferver, mexendo ocasionalmente, até ficar com uma cor dourada ou caramelizada. prove e verifique se precisa de mais açúcar. Estará pronto quando obtiver a cor indicada acima e já tiver absorvido toda a água. Quando pronto, deixe arrefecer, retire os pais de canela e guarde em frascos esterilizados.
Que bonito ficou o teu doce de Gila.. a minha mae faz uma tarte com esse doce que é uma maravilha...
ResponderEliminarGostei!!!
Beijocas
Confesso que sempre achei um doce muito complicado de fazer. Exige muitas etapas e creio que demorará imenso tempo até ficar pronto. Mas o seu sabor é excelente, de certeza que vale a pena o esforço.
ResponderEliminarFicou lindo, a cor dourada está fantástica!!
ResponderEliminarBeijinho :)
Aiii que delicia!
ResponderEliminarÉ dos meus preferidos.
Gosto imenso.
Beijinhos
Gosto muito de doce de gila! Aproveito para usar em bolos com amêndoa e canela, fica delicioso.
ResponderEliminarUm beijinho.
Miúda, é mesmo o doce que mais gosto e o teu ficou lindo como sempre...um beijinho.
ResponderEliminarA primeira vez que vi a Gila foi no blog da Duxa, aqui no Brasil infelizmente não temos Gila pois adoraria provar, seu doce ficou lindo, uma cor linda, e certamente está uma delicia amiga...bjos
ResponderEliminarNunca fiz mas adoro e bolo com este doce então... Maravilha!
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Náwen,
ResponderEliminardescobri o doce de gila pela primeira vez no Alentejo, pois aqui não é comum. de inicio estranhei, principalmente os fios, mas depois aprendi a gostar. Sabia que era complicado fazer e agora fiquei com a certeza. Parabens pelo feito ficou perfeito.
Beijinhos
OLÁ NÁWEN,BOM DIA!
ResponderEliminarNUNCA PROVEI DESTA ABÓBORA MAS O TEU DOCE FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO,A COR MARAVILHOSA!!
TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
BEIJOS....
eu não aprecio gila, mas tenho o meu marido aqui a trás a fazer um choradinho pra fazer pra ele.. lol :)
ResponderEliminarFicou com um óptimo aspecto
beijoca
Gosto tanto deste doce, já não faço à imenso tempo porque não consigo arranjar a abóbora.
ResponderEliminarQue saudades !!
Um beijinho e boa semana
Adoro! Mas por cá não temos este tipo de abóboras, pelo menos desconheço.
ResponderEliminarBeijinhos
Doce de gila deve ser o meu doce favorito. Agora deixaste-me a pensar... eu trouxe doce de gila em lata este Verão de Portugal, (aqui não posso fazer..) onde estará a minha latinha..
ResponderEliminarVou dar volta aos armários da cozinha :)
Gosto mt da forma como explicas as receitas, muito claro e bem escrito, é um prazer ler.
bjs