Broas de Espécie












As broas de espécie são um dos doces tradicionais de Natal típicos da Estremadura Portuguesa. 
Elas são muitas vezes confundidas com as broas castelares, devido à sua semelhança. A grande diferença entre ambas é que, antigamente, havias as broas dos ricos e as dos pobres. Umas, as dos pobres, eram feitas apenas à base de batata doce e farinha de milho (Broas Castelares), enquanto que as dos ricos (Broas de Espécie) não levavam qualquer tipo de farinha e tinham como ingredientes a batata doce, a amêndoa e o coco. Sendo ainda, estas últimas, polvilhadas com grageias coloridas para que não se confundissem com as castelares.



450 g de batata doce amarela, cozida (de preferência, muito doce)
250 g de açúcar
1dl de água
100 g de coco ralado
100 g de amêndoa ralada/moída
1 clementina doce (raspa da casca)
5 gemas
1 gema (para pincelar)
Grageias coloridas q.b.



Descasque as batatas e coza-as em água abundante. Depois de bem cozidas, escorra-as e reduza-as a puré. 
Num recipiente bata as gemas com a raspa da clementina. Reserve.
À parte, coloque o açúcar e a água ao lume num tacho largo, mexa e deixe atingir o ponto de estraga (obterá este ponto quando, ao passar uma colher pelo fundo do tacho, se abra um caminho/estrada na calda fervente). Logo em seguida junte a batata em puré, a amêndoa e o coco, mexendo muito bem e sem parar. Deixe ferver até obter ponto de estrada (cuidado para não pegar ao fundo do tacho). Retire do lume, junte as gemas batidas, mexa bem e leve novamente ao lume para levantar fervura. Retire e deixe arrefecer totalmente (só depois de bem fria é que é possível moldar a massa).
Entretanto, ligue o forno a 200ºC. Com o auxilio de 2 colheres (executando o processo de fazer pasteis de bacalhau) ou até mesmo com as mãos, molde pequenas broas e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha. Pincele-as com uma gema batida e polvilhe a sua superfície com grageias coloridas. Leve ao forno por 15 minutos ou até alourarem.


Adaptado de: Revista Receitas de Sucesso



18 comentários:

  1. Olá! Obrigada pelo comentário que deixaste no meu blog, espero que não seja nenhuma doença grave, pois isso é que isso seria pior.
    Estão super boas estas broas, tenho que experimentar fazê-las.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Nárwen querida, estava já sentindo sua falta e das suas delicias. Espero sinceramente que vc esteja melhor e tenha voltado bem revigorada e forte. Essas broas estão lindas, uma ocasião, tentei fazer as broas castelares, mas não ficaram bonitas, nem postei. Não conhecia as duas versões, estas de espécie, ficaram lindas, adoro batata doce com coco, e acrescido de amêndoas, devem ter ficado divinais. Adorei. Bjos querida, ótima semana

    ResponderEliminar
  3. HUmmmm...estas borinhas devem ser uma delicia amiga, gostei imenso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Nárwen... Espero que já estejas melhor linda... obrigada pela tua visita e comentário!!
    O que interessa mesmo é que te encontres com boa disposição :)

    Quanto à tua receita é excelente... muito boa mesmo :)

    Bjokas e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  5. Allô, acreditas que ainda ontem me lembrei de ti? Estava a comentar as receitas dos outros blogues e pensei "Já não vejo a Nárwen por aqui à muito tempo", mas pensei que estivesses de férias! Hm, de qualquer forma espero que não tenha sido nada de grave e que estejas totalmente recuperada :)

    Estas broinhas estão em sintonia com o bolo que fiz ontem, que tambem levava batata doce. Pois, os ricos tratavam-se bem! E ainda tratam :p

    ResponderEliminar
  6. As tuas broas estão magníficas, os meus parabéns!
    Não sabia que tinhas estado doente, espero que já estejas melhor e desejo-te tudo de bom!

    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Narwen, espero que o que tenha acontecido já esteja resolvido. Ainda bem que estás de volta, pois já tinha sentido a tua falta :)
    Gostei da tua expelicação sobre as broas, aqui dá para ver bem as diferenças que os ricos faziam dos pobres.
    Gostei desta versão, mas confesso que é um doce que não me atrevo a fazer... por enquanto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Narwen, espero que não seja nada de muito grave e que tudo volte ao normal rapidamente!
    Ando muito curiosa em relação a estas broas, pois nunca comi...qualquer dia vou ter de me aventurar e experimentar faze-las!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. MINHA LINDA,
    EU NÃO SABIA QUE VC ESTAVA DOENTE, ESPERO AGORA ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ.
    OBRIGADA PELO COMENTÁRIO NO MEU BLOG, VC É MUITO QUERIDA, QUE DEUS ABENÇOE A SUA VIDA SEMPRE!

    FICARAM LINDAS AS SUAS BROAS E COM ESTES INGREDIENTES SÓ PEDEM TER FICADO UMA DELÍCIA!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  10. ESPERO QUE JÁ ESTEJAS 100% RECUPERADA.
    GOSTEI DAS TUAS BROINHAS PARECEM-ME BEM DELICIOSAS.
    UMA EXCELENTE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Minha querida, já tinha notado a tua ausência, espero que tudo esteja bem e que te sintas melhor!
    Este Natal trouxe estas broas para o meu sogro, trago sempre doces portugueses, e ele gostou tanto que me perguntou onde se podiam comprar na Suécia!
    "Na minha casa", respondi-lhe, e já fui comprar batatas doces para as poder fazer. A tua receita vem mesmo a calhar!
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Querida as broas ficaram lindas como sempre...desejo muito as tuas melhoras e que já estejas pronta para me dares as tuas receitas deliciosas...um beijinho muito grande:))

    ResponderEliminar
  13. Narwen, claro que já tinha notado a tua ausência. Espero que já esteja tudo bem :) Eu adoro estas broinhas e ficaram mesmo lindas! Vou levar a receita.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Estas são as broas que mais gosto...ficaram lindas e perfeitas!

    Bjoka e espero que estejas melhor,
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Olá linda!
    Já tinha dado pela tua falta.... mas nao me esqueci de ti.
    Espero que estejas melhor! :)
    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  16. Que lindas que ficaram!!! Aparentemente são mesmo parecidas com as castelares, e eu nem conhecia estas! Tenho que experimentar fazer!
    Bjinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  17. Espero que estejas recuperada :)
    Adorei mais esta sugestão tua. Estão muito bonitas.

    Beijnhos

    ResponderEliminar
  18. Como eu gosto destas broas, e ficaram tão lindas!!
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/