O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal, confeccionado com uma base de leite/água, ovos e farinha. No entanto, a forma, o conteúdo e a confecção varia conforme as regiões de Portugal e vai desde o salgado ao doce, nas mais diversas formas. Sendo os salgados recheados com charcutaria e os doces com ervas aromáticas e especiarias. Em algumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca.
O exemplo que aqui indico, é o de um folar doce recheado e envolvido por uma mistura de açúcar e manteiga que nos lembrará o sabor de caramelo. Este, é tradicional de Vouzela, uma vila portuguesa do distrito de Viseu.
600 g de farinha
40 g de fermento de padeiro/levedura
200 ml de leite morno
1 colher de café de sal fino
3 ovos grandes
100 g de açúcar
75 g de manteiga derretida
Raspa de casca de 1 limão ou laranja
Recheio e cobertura:
60 g de manteiga derretida
8 colheres de sopa de açúcar
Ovo batido (para pincelar)
Açúcar (para polvilhar)
Ás 600g de farinha retire 200g. Reserve ambas.
Forre 2 tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha. Reserve.
Amorne o leite e a ele adicione o fermento, aguardando que este se dissolva. A esta mistura junte as 200g de farinha que reservou e amasse até obter uma massa elástica (se for necessário junta mais farinha, retirando-a da que reservou). Faça uma bola com a massa e deixe levedar por 15 minutos, em lugar aquecido e bem tapada com um pano.
Misture os ovos com o açúcar, o sal, a manteiga derretida e a raspa de limão ou laranja, mexa bem. Junte esta mistura à massa do fermento (a que esteve a levedar) amassando bem e juntando-lhes a restante farinha que havia reservado.
Amasse tudo muito bem até que a massa se despegue do recipiente. Amasse trazendo a massa para o centro e pressionando-a com a mão fechada. Amasse também, batendo com a massa sobre uma superfície, pois a massa tem de ser muito bem batida pois é assim que vai enxugando até se descolar do recipiente e das suas mãos (se for necessário junte mais um pouco de farinha).
Faça uma bola com a massa, coloque-a num recipiente, polvilhe-a com farinha, tape-a com um pano e coloque num local morno (eu coloquei dentro do microondas fechado e desligado). Deixe levedar até duplicar de volume (cerca de duas horas).
Após este tempo divida a massa em duas partes iguais. Pegue numa porção da massa, amasse-a mais um pouco e estenda-a com um rolo de modo a fazer um rectângulo com 35cm de comprimento e 20cm de largura. Com a mão, puxe a massa no centro do rectângulo e de modo a fazer uma aba ao centro de um dos lados (a aba deve ter cerca de 7-10cm).
Entretanto, derreta a manteiga e pincele parte dela na massa, polvilhe com 2 colheres de açúcar (cheias) e enrole a massa como se fosse uma torta (começando a enrolar pela aba), apertando-a muito bem ao enrolar. Arranje as pontas, fechando-as bem e dê à massa a forma de uma ferradura (ou meia-lua). Coloque a massa no tabuleiro que preparou, tape com um pano e deixe levedar por mais 1 hora, tapada com um pano e num local morno (eu coloquei dentro do microondas fechado e desligado).
Execute o mesmo processo para a outra porção de massa.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Após este tempo, pincele a superfície e laterais da massa com manteiga derretida e polvilhe abundantemente com açúcar. Leve ao forno, cada um dos folares individualmente, durante cerca de 30-40 minutos, se alourar demais muito depressa diminua o calor do forno ou coloque uma folha de alumínio por cima, faça o teste do palito para verificar a cozedura.
Nota: Rende 2 folares grandes.
QUERIDA ANA BELA,
ResponderEliminarMAIS UM BELÍSSIMO PÃO QUE VC NOS PRESENTA, ESTE VEIO PRONTO PARA A PÁSCOA TÃO LINDO E TÃO FOFINHO, E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
TENHA UMA ÓTIMA NOITE!
BJS ♥
Conheci hoje o teu blog e adorei. Adorei quer as receitas que partilhas, quer as fotos que postas.
ResponderEliminarParabéns.
Beijos,
Maria
hmmmm, adoro folar doce! nunca provei este de vouzela mas tem ar de ser a minha cara :D
ResponderEliminarNunca comi, mas e gostar com certeza... vou ter que por a mão na massa!
ResponderEliminarBjs.
Nárwen querida, o que tenho visto de folares por essa blogsfera, estou admirada com a quantidade de formas e receitas diferentes de acordo com a região de Portugal, e um mais belo que outro. Esse também ficou lindissimo, e doce como formiguinha que sou, com certeza iria gostar muito. Belissimo. Adorei. Bjocas
ResponderEliminarEsse folar tem uma formato bem giro lol
ResponderEliminarMas o interior está fantástico, deve ser bem fofinho :)
Bjokas
Que folar maravilhoso!
ResponderEliminarBeijinhos
Os folares são uma tentação e este recheado deve ser de comer fatia atrás de fatia.
ResponderEliminarBjoka
Rita
É super bom, não sabia que levava recheio pois acho que se sente pouco como "recheio".
ResponderEliminarGosto da massa dos folares. Vou tentar fazer.
beijinhos
Humm, adoro folares doces!!
ResponderEliminarE os teus estão de babar!!
Beijinhos.
Tem um aspecto tão bom!
ResponderEliminarQue lindo ficou o teu folar, me parece bem macio, imagino que deve ser delicioso.
ResponderEliminarbjs
Deve ser delicioso, gostei muito do aspecto douradinho e fofo!
ResponderEliminarBeijinhos
Eu adoro folar de vouzela! No ano passada fiz 2 e ficaram uma maravilha, como o teu, bem douradinho.
ResponderEliminarUm beijinho.