Tiramisù














O tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, com origem na região de Chianti. 
A palavra tiramisù, em italiano, que dizer "pega-me" e a sobremesa em si consiste em camadas de palitos la reine embebidos em café e licor, intercaladas com creme de ovo e queijo marcarpone. Por fim, é polvilhado com cacau.




3 gemas
120 g de açúcar
180 g de queijo mascarpone
300 ml de natas
3 colheres de sopa de licor de café
500 ml de café forte (frio)
36 a 40 palitos la reine
Cacau para polvilhar q.b.




Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Bata as natas até estarem bem firmes e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar cremosa e adicione o queijo.
Envolva as natas na mistura de queijo e espalhe uma primeira camada numa travessa funda com cerca de 35 cm.
Adicione o licor ao café (já frio) e embeba muito rapidamente os palitos la reine na mistura, mas tendo o cuidado para não ficarem moles pois o biscoito deve permanecer um pouco rijo.
Disponha uma camada apertada de palitos sobre o creme (parta-os para preencher todos os espaços), cubra com nova camada de creme e a seguir de palitos perpendiculares aos primeiros.
Repita a operação até gastar os ingredientes, mas termine com uma camada de creme.
Alise a superfície e guarde no frigorífico.Polvilhe com uma camada de cacau espessa antes de servir.
Sirva apenas 3 a 4 horas depois de ir ao frigorífico para que os diversos sabores se fundam.




Fonte: Cozinha Italiana-Le Cordon Bleu



19 comentários:

  1. Adoro. E este ficou bem bonito, com as camadinhas todas bem definidas!

    ResponderEliminar
  2. É das minhas sobremesas preferidas, adoro! Ficou óptimo o teu.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. FIZ APENAS UMA VEZ MAS SAIU-ME MAL.
    O TEU ESTA UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro! É tão cremosa e fresquinha :) E os biscoitos no meio ficam mesmo a matar! Adorei :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Nárwen obrigada pelas palavras carinhosas em meu cantinho. Voltei e cheia de saudades de todas, estou colocando as visitas em dia e vi que aqui perdi muitas delicias também. O tortelline ficou lindo, e com legumes é sempre o meu preferido. O seu milkshake de amoras, está lindo com um visual muito bonito, que delicia, adoro milkshake de frutas vermelhas
    Este tiramisù está de se comer de joelhos e pedir por mais, adoro essa sobremesa e suas fotos ficaram lindas. Bjos querida uma excelente semana

    ResponderEliminar
  6. Uma sobremesa sempre bem vinda nas festas e desaparece num instantinho!
    Ficou mesmo guloso o teu!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Como todos os teus post as fotografias ficam lindas.
    A receita... adorei. é uma sobremesa que gosto muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ese tiramisu tiene una pinta excelente, esta para comérselo en este momento

    me quedo para seguir tu cocina

    un saludo

    pepe

    ResponderEliminar
  9. Adoro! O teu ficou com aspecto maravilhoso!!!!

    ResponderEliminar
  10. OLÁ QUERIDA!
    BOM DEMAIS COMEÇAR A SEMANA COM UMA SOBREMESA TÃO
    LINDA E DELICIOSA!

    BEIJOS ♥
    http://www.andreaquitutes.com/

    ResponderEliminar
  11. Hummm! Esta me parecendo delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Deve ser delicioso Anabela.
    Gostei imenso. Beijinhos
    As fotos são tentadoras

    ResponderEliminar
  13. Que lindo seu blog, Narwen! Obrigada pelo convite de o vir conhecer! Ja assinei a Newsletter. Tenho muita vontade de provar tiramisu, suas fotos estao muito convidativas!

    Beijos

    Talita

    ResponderEliminar
  14. Que lindo e guloso!
    As fotos lindas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. eu adoro e faço muitas vezes no verao o teu esta super cremoso adorei bjs

    ResponderEliminar
  16. Gosto mesmo muito de tiramisú e o teu ficou com um aspecto delicioso :)
    Faço um pouco diferente, quem me ensinou foram duas amigas minhas italianas :)
    Aqui fica a minha versão: http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/2008/06/tramisu-receita-italiana.html

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/