Tarteletes de Mel e Maracujá

















Massa:
200g de farinha
1 pitada de sal
70g de manteiga
2 colheres de sopa de mel (usei o Mel Serra de Portel)
1 ovo
1/2 colher de chá de raspa de limão

Creme:
400ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
4 gemas
100g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de amido de milho (usei da marca Condi)

Cobertura:
4 maracujás roxos
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água



Creme:
Aqueça o leite com a raspa de limão até levantar fervura.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, junte-lhe a farinha e o amido, mexendo muito bem. Adicione metade do leite quente, mexendo sempre com uma vara de arames. Bata bem e transfira o preparado sobre o restante leite, mexendo bem. Deixe levantar fervura, sem parar de mexer, durante 1 minuto. Retire do lume deixe arrefecer
Quando for usar, torne a bater o creme com a vara de arames
Reserve no frigorífico.

Massa:
Unte e enfarinhe 6 formas de tartelete com 8cm de diâmetro e reserve.
Junte a farinha com o sal num recipiente grande. Adicione a manteiga em pedacinhos e amasse, com a ponta dos dedos, até obter uma espécie de migalhas. 
Faça uma cova no centro da mistura e adicione, o mel, o ovo previamente batido com a baunilha e misture bem a massa com uma espátula (se a massa estiver muito seca borrife-a com um pouco de água).
Transfira-a para uma superfície polvilhada com farinha e amasse um pouco.
Em seguida, molde uma bola, achate-a, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico por 30 minutos.
Após este tempo, divida a massa em 6 partes iguais e forre as formas com ela. Cubra a massa com papel vegetal e encha-a com feijões (isto fará com que a massa mantenha a forma desejada após ir ao forno).
Leve as tarteletes a forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal e leve-as novamente ao forno até que o fundo esteja cozinhado e levemente dourado. Retire do forno, deixe arrefecer.

Cobretura:
Retire a polpa dos maracujás com o auxilio de uma colher pequena e coloque-a num tacho. Junte-lhe a água e o açúcar e leve ao lume mexendo com uma vara de arames até obter uma espécie de molho.
Preencha as tarteletes com o creme de baunilha, deixe-o solidificar e arrefecer. Quando formar uma capinha à superfície, verta um pouco de molho de maracujá e deixe arrefecer completamente antes de servir



2 comentários:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/