Folar de Linguiça



















1 linguiça (usei a linguiça regional de vinho da Beira Lamego)
25g de fermento de padeiro biológico/fresco
90 ml de água morna
400 g de farinha
30 g de açúcar amarelo
40 g de mel (usei o Mel Serra de Portel)
60 g de manteiga com sal
50 ml de leite
1 ovo grande
1 boa pitada de sal (usei a flor de sal Marnoto)
1 ovo batido


Dissolva o fermento na água morna e junte-lhe 125g da farinha, envolva bem e deixe repousar, tapado, por 30 minutos.
Após este tempo, junte a restante farinha à massa-mãe que esteve a repousar e adicione, também, o açúcar e o sal, misturando-os.
À parte, leve ao lume a manteiga com o mel e o leite até obter uma mistura homogénea e acrescente-a à massa. Adicione, também, os ovos e amasse, sovando, durante uns minutos ou até a massa  se apresentar lisa  e fofa (se necessário, junte mais farinha).
Forme uma bola com a massa, coloque-a num recipiente bem tapado com um pano grosso e deixe levedar, protegida de correntes de ar, até dobrar de volume (cerca de 2 horas).
Após este tempo, junte à massa, a linguiça em pedacinhos, misturando-os para que fiquem bem distribuidos. Amasse durante uns minutos ou até a massa se apresentar lisa e fofa.
Forme uma bola com massa, coloque-a num tabuleiro forrado com papel vegetal, tape com um pano e deixe levedar por mais 30 minutos.
Por fim, pincele com o ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 50-60 minutos ou até a massa estar cozida (faça o teste do palito no centro do folar).



1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/