1 kg de polvo (usei o polvo congelado da marca Frip)
1 folha de louro (usei da marca Suldouro)
1 cebola média + 1 pequena
5 dentes de alho
1/2 litro de azeite de qualidade (usei o azeite virgem extra Monsaraz da marca Carmim)
600 g de batatas pequenas com casca
1/2 raminho de salsa fresca, picada
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Azeitonas mistas retalhadas com ervas aromáticas da Maçarico
Azeitonas mistas retalhadas com ervas aromáticas da Maçarico
Lave muito bem o polvo em água abundante para retirar a areia que ainda poderá ter. Aconselho a usar polvo congelado pois, deste modo, não ficará rijo após o cozimento.
Coza o polvo em água temperada com sal, uma cebola inteira (pequena) por 45 minutos ou até se apresentar tenro (deve espete-lo com um garfo afim de confirmar se está cozido).
Enquanto isto, lave muito bem as batatas, sem lhes tirar a casca, e adicione-as a um tabuleiro cerâmico. Salpique-as, abundantemente, com sal e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até assarem. Quando prontas, transfira-as para uma tábua de cozinha e, colocando um pano sobre estas, dê-lhes murros, de modo a racha-las ligeiramente.
Num tabuleiro cerâmico maior, disponha o polvo cozido cortado em pedaços e as batatas a murro, adicione a folha de louro e envolva.
Sobre estes, acrescente uma cebola em pedacinhos e os dentes de alho também picados. Corte a salsa em tirinhas ou pique-a e salpique sobre o preparado. Por último, regue, generosamente, com azeite. Leve ao forno até tostar por, aproximadamente, 20 minutos.
Para acompanhar este prato, recomendo:
Monsaraz - Alentejo Doc
CARMIM
Casta: Gouveio (100%)
Após a selecção das uvas nas vinhas dos nossos associados, procede-se à vindima manual daquela que será a matéria-prima deste vinho. Chegadas à adega são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas. Após prensagem procedemos a uma clarificação por decantação. A temperatura é então regulada para 16ºC durante a fermentação alcoólica.
Finda a fermentação o vinho passa por um processo de “batonnage” em depósito inox durante alguns meses. Findo o estágio o vinho é cheio no início da Primavera.
Vinho de aspecto cristalino, cor amarela palha com alguns tons esverdeados, aroma de fruta tropical em especial maracujá e manga. Na boca possui bom volume e equilíbrio com excelente frescura e final intenso.
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.
Uma receita bem típica mas que gosto tanto. Ficou com um aspecto apetitoso.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Adoro pratos de polvo,e esse tem um aspecto maravilhoso...aqui na minha zona (Portimão) é muito apreciado;-)
ResponderEliminarhttp://aromasdaria.blogspot.pt/