Mil Folhas de Framboesas













1 placa de massa folhada retangular
250 g de framboesas douradas
70 g de framboesas vermelhas
Açúcar glacé baunilhado da Royal
Folhas e hortelã pimenta

Creme pasteleiro de framboesa:
100 g de açúcar
40 g de farinha
250 ml de leite Terra Nostra
2 ovos médios
180 g de framboesas vermelhas (frescas ou congeladas)
2 gotas de aroma a baunilha Vahiné


Comece por cortar 12 quadrados iguais de massa folhada com as seguintes medidas 8x8 cm, aproximadamente.
Coloque a massa sobre papel vegetal, pique-a bem com um garfo em toda a sua superfície e cubra com outro pedaço de papel vegetal. 
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC e, quando a massa começar a crescer, cubra-a com um tabuleiro (este método fará com que a massa não cresça demasiado). Após alguns minutos, retire o tabuleiro e deixe a massa terminar de assar e adquirir um tom dourado. Transfira-a, com cuidado, para um prato e deixe-a arrefecer.
Enquanto isto, prepare o creme começando por triturar as framboesas de forma a obter um puré. Misture o leite com o sal e o aroma a baunilha e leve ao lume até este começar a levantar fervura. 
À parte, misture bem os ovos com o açúcar e a farinha, batendo com uma vara de arames.. Adicione-lhe o leite, bem quente, a pouco e pouco, mexendo sem parar. Leve novamente ao lume para engrossar e até obter um creme espesso e homogéneo. Por fim, acrescente o puré de framboesas e misturar bem. 
Transfira o creme para um recipiente e cubra com película aderente de forma a que esta fique colada ao creme, deixando arrefecer e colocar no frigorífico até usar.

Num prato de servir, coloque um quadrado de massa folhada e preencha-o com uma porção do creme, usando um saco de pasteleiro munido de um bico frisado.
Sobre este, adicione quatro filas de framboesas douradas e cubra com outra placa de massa folhada. Execute o mesmo processo, terminando com massa folhada polvilhada com açúcar glacé e decorado com framboesas vermelhas e hortelã pimenta.


Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Late Bottled Vintage (LBV) 2009 - Quinta do Estanho

Espuma: Avermelhada
Aroma: Limpo e agradável, com leves notas achocolatadas

Sabor: Limpo e agradável, com taninos equilibrados, denotando ainda um frutado agradável

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.

Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Royal, Vahiné e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.


1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/