Aletria Doce Cremosa











250 g de massa aletria com ovo Milaneza
400 g de açúcar
2 L de leite meio gordo Terra Nostra
400 g de açúcar
1 pau de canela grosso
3 tiras de casca de limão
50 g de manteiga com sal Terra Nostra
4 gemas de ovo
Canela em pó q.b. Margão


Comece por misturar o leite, reservando 1 dl do mesmo, com o pau de canela, as tiras de casca de limão e a manteiga. Leve ao lume para ferver e junte-lhe a aletria quebrada em pedaços pequenos, deixando cozer por 5 minutos. Tape com a tampa-flor de modo a que a mistura possa ferver sem deitar por fora. 
Junte-lhe o açúcar, envolva e cozinhe por mais 5 minutos.
Enquanto isto, misture muito bem as gemas com o leite que reservou.
Retire o tacho do lume, por alguns momentos, e junte a mistura de gemas à aletria. Volte a colocar ao lume e deixe cozer, sem deixar ferver.
Descarte os pedaços de limão e o pau de canela da aletria e transfira para taças de servir.
Depois de frio, polvilhe com canela e está pronto a servir.







Para preparar esta receita usei a tampa flor da Kochblume, deste modo o leite não transbordou e a aletria foi confecionada muito mais depressa.









Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:


Fundador
Real Companhia Velha

Tawny

Os Vinhos do Porto dedicados aos lotes de Porto Fundador iniciam a fermentação em autovinificadores com contacto pelicular até à interrupção da fermentação através da adição da aguardente vinica. Os candidatos ao lote depois estagiam em balseiros de carvalho de forma a preservar os aromas frutados e toda a frescura do vinho.

Loteado de forma consistente e rigorosa, o Porto Fundador encontra-se entre as marcas mais vendidas de vinho do Porto em Portugal. A sua popularidade é resultado do sucesso em produzir um Tawny jovem e aromático que, apesar do seu envelhecimento em balseiros de carvalho por um período de 5 anos, demonstra aromas jovens de fruta passada e uma doçura harmoniosa. Uma excelente escolha para acompanhar uvas passas, doces e queijos.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.
O meu muito obrigada à Terra Nostra, Milaneza, Margão, Kochblume Real Companhia Velha pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







1 comentário:

  1. Ficou bem bonita e adoro a forma como a apresentaste. Nunca fiz aletria doce, por cá não há esta tradição,mas acho que ia gostar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/