A Iglo e o chefe Tiago Bonito (chefe executivo do restaurante Lisboeta na Pousada de Lisboa) desafiaram-me a criar uma receita com as novas tranches de bacalhau inteiro e foi com o maior prazer que aceitei.
Adorei este bacalhau porque tem um sabor mais delicada e a sua textura é tão suave, quase se desfazendo na boca. O facto de ser uma tranche inteira, sem peles e espinhas, ainda o torna mais apelativo em aspeto e delicioso no sabor.
1 tranche de bacalhau fresco Iglo
2 dentes de alho
Flor de sal Marnoto
1 pitada de pimenta branca Margão
200 g de broa de milho
1 embalagem de queijo Alavão cremoso da Saloio
1 c. chá de alho em pó
1/2 c. chá de salsa fresca biológica Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
4 folhas de mangericão biológico Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
2 pequenas hastes de tomilho biológico Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
Tomate cereja q.b.
Vinagre q.b.
Azeite extra virgem, clássico da Azeite Olival
Folhas de mangericão
Batatas em rodelas da McCain
Comece por temperar a tranche de bacalhau, de ambos os lados, com sal, pimenta e os dentes de alho picados. Reserve por duas horas.
Ao fim deste tempo, adicione um fio de azeite ao fundo de um tabuleiro cerâmico e adicione-lhe a tranche de bacalhau, mantendo-a inteira.
Enquanto isto, leve ao processador de alimentos a broa, o alho em pó, o tomilho, a salsa e o mangericão.
Barre a superfície do peixe com o queijo Alavão cremoso e polvilhe-o, generosamente, com a mistura de broa. Regue com um fio de azeite e leve ao forno a 180ºC por 30 minutos.
Ao mesmo tempo, leve as batatas em rodelas ao forno até dourarem.
Sirva o peixe com as batatas e acompanhe com uma salada de tomate cereja e mangericão temperada com sal, azeite e vinagre.
Para acompanhar este prato, recomendo:
Quinta da Lixa
Castas: Alvarinho
Região: Vinhos Verdes
Da mais nobre e conhecida casta Portuguesa foi produzido este vinho num ano de excepcional qualidade. Aroma intenso, elegante e muito atractivo com notas florais, frutadas e nuances limonadas, num conjunto de grande carácter e finura. Fruto tropical na boca, acidez bem enquadrada com o fruto. Final longo.
Visite: www.quintadalixa.pt
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.
O meu muito obrigada à Iglo, McCain, Saloio, Azeite Olival, Aroma Alentejo, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.
Sem comentários:
Enviar um comentário