Bolo de Natal com Doce de Ovos









1 saqueta de fermento de padeiro Vahiné
370 g de farinha
40 g de manteiga Terra Nostra
50 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 1 ovos M) da Derovo 
35 g de gemas de ovo Dovo (equivalente a 2 gemas de ovo M) da Derovo
40 g de açúcar
150 ml de leite, meio gordo, Terra Nostra
1/2 limão em raspa
Ovo batido

Doce de Ovos:
200 g de gemas de ovo Dovo (equivalente a 12 gemas de ovo M) da Derovo
250 ml de água
300 g de açúcar


Comece por preparar a massa misturando a farinha com o fermento. Abra uma cova no centro desta mistura e adicione, o leite, as gema e o ovo batido. Acrescente também o açúcar, a raspa de limão e a manteiga amolecida. Amasse bem até obter uma massa lisa, fofa e ligeiramente elástica (se necessário, junte um pouco mais de farinha).
Forme uma bola com a massa, transfira-a para um recipiente tapado com um pano e deixe levedar por 2 horas ou até dobrar de volume.
Enquanto isto, prepare o doce de ovos levando ao lume a água com o açúcar. Mexa para dissolver o açúcar e aguarde que atinja ponto de pérola, que acontece quando o fio que correr da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade (temperatura 108º C). Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Ao fim deste tempo, e quando a calda já não estiver tão quente, junte-lhe as gemas (previamente batidas) a pouco e pouco enquanto mexe constantemente com uma vara de arames. Leve o creme de ovo novamente ao lume até atingir ponto de estrada; que acontece quando passar uma colher de madeira no fundo do tacho e, se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo (temperatura 110º C ). Cuidado neste momento para deixar ferver ou o doce de ovos ficará cristalizado. Deixe arrefecer.
Quando a massa apresentar o dobro do seu volume inicial retire-a para uma superfície enfarinhada e estenda-a num retangulo com espessura fina. Barre com doce de ovos, deixando uma margem de 1 cm a toda a volta (reserve 3. c sopa do doce de ovos). Enrole como se fosse uma torta, apertando bem a massa, e forme um anel com a mesma, deixando apenas uma pequena abertura ao centro e ligando bem as pontas. Tape novamente com um pano e deixe levedar por mais 1 hora.
Ao fim deste tempo, pincele o bolo com ovo batido, e adicione o doce de ovos que reservou à cavidade central do bolo (que entretanto, acabou por fechar).
Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante  40 minutos ou até a massa dourar e apresentar-se cozida.
Sirva morno ou frio.






Para acompanhar esta receita, recomendo:

Tawnie de Idade
Vinho do Porto 20 Anos - Quinta do Estanho


Vinho do Porto de qualidade superior.
Elaborado a partir de uma combinação de lotes selecionados de vinhos velhos e jovens, cuja média perfaz a idade indicada no rótulo.
Estagia em barris de carvalho velho e avinhado.

Notas de prova:
Aromas terciários complexos a especiarias com notas de vinagrinho.
Boca suave, agradável, persistente e com prolongada permanência.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Derovo,Terra Nostra, Vahiné e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.











1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/