Coroa Natalícia de Salsichas e Queijo









185 ml de buttermilk*
300 g de farinha
2 c. chá de fermento químico em pó Vahiné
1 c. sopa de açúcar
1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. chá de sal (usei a flor de sal Marnoto)
60 g de manteiga Lacticínios do Paiva
50 g de queijo flamengo Lacticínios do Paiva
20 salsichas cocktail, de aves, Nobre

Ovo batido (usei o Ovo em spray da Derovo)
Sementes de sésamo Frutorra
Pés de salsa e pimento vermelho
Ketchup (usei o ketchup à portuguesa da Paladin)


*Buttermilk: Misture o leite com 1 c. chá de sumo de limão, mexa e reserve por 20 minutos.



MASSA - Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood:
Coloque o acessório de mistura na taça da kCook Multi.
Na taça, junte a farinha, o sal, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e a manteiga em pedaços. Programe 3 minutos, na velocidade 5. Adicionar o queijo ralado e marque 1 minuto, na velocidade 7. Junte o buttermilk e programe 3 minutos, na velocidade 5.  
Forme uma bola e deixe a massa descansar por 5 minutos.

MASSA - Método tradicional:
Comece por misturar a farinha com o sal, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Junte-lhe a manteiga, em pedaços, e amasse com a ponta dos dedos até obter uma espécie de farelo. Adicione o queijo ralado e amasse mais um pouco. Regue com o buttermilk, misture bem e amasse até obter uma massa fofa, elástica e homogénea (se estiver muito pegajosa, junte mais farinha). Forme uma bola e deixe a massa descansar por 5 minutos.


Estenda a massa num quadrado com espessura de 0.5cm e corte retangulos de massa com 6x8cm. Corte os retangulos na diagonal, de ponta a ponta (formará uma espécie de triângulos), e enrole estes pedaços de massa nas salsichas escorridas e secas (para ficar mais bonito, enrole as salsichas deixando uma das pontas da massa sob uma das extremidades da salsicha, deixando, assim, parte da salsicha visível).
Coloque uma tigela, virada para baixo, ao centro de um tabuleiro forrado com papel vegetal, e disponha os rolinhos de salsicha à sua volta, encostando-os bem uns aos outros e com as pontas das salsichas viradas para fora. retire a tigela, pincele os rolinhos com ovo batido e salpique com sementes de sésamo. Execute este processo novamente, formando uma outra coroa ou use uma tigela grande e forme só uma coroa.
Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante 12-15 minutos ou até dourarem levemente.
Deixe arrefecer um pouco e transfira, delicadamente, a coroa para um prato de servir. Se gostar decore com raminhos de salsa e recorte um pimento vermelho de forma a parecer um laço.
Sirva morno ou frio com ketchup.





Para acompanhar este prato, recomendo:






Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Nobre, Derovo, Paladin, Kenwood, Lacticínios do Paiva, Vahiné, Marnoto, Frutorra e Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/