Rolo de Vitela com Queijo de Ovelha e Pêssegos






1 agulha de vitela (850g) do Alentejo, criada ao ar livre em pastagem natural com bolota Solar da Giesteira (compre aqui)
250 ml de caldo de carne
1 queijo de ovelha amanteigado Lacticínios do Paiva
2 dentes de alho
1 lata pequena de pêssegos em calda
Tomilho biológico, Bio Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
50 ml de vinho branco 
200 g de castanhas
200 g de batata doce descascada
200 g maçãs descascadas e em gomos
Sumo de limão
Sal
Amêndoas picadas
Cerejas em cocktail ao Marachino (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
Fio de cozinha e agulha

Marinada:
2 c. sopa de azeite
3 dentes de alho, bem picados
1 dl de vinho branco
1 c. chá de pimentão doce Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
1/3 de c. café de louro em pó
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Molho de piripiri (usei o de piripiri extra picante Paladin)




Comece por abrir a agulha de vitela em forma de manta; faça um corte horizontal, a meio da altura da carne, mas sem o separar em duas peças. Depois, bata a carne com um martelo de cozinha para a deixar mais fina. 
De seguida, misture todos os ingredientes da marinada e regue a carne com eles. Coloque a carne no frigorífico e deixe marinar de um dia para o outro.
Retire a carne da marinada, estenda-a e barre uma das suas partes com o queijo de ovelha. Adicione fatias de pêssego numa linha horizontal, ao centro da carne, e enrole a carne juntando os dois lados, como se fosse uma torta. Com linha de cozinha e agulha coza as duas partes da carne voltando a ter a agulha com aspeto semelhante ao inicial.

Coloque um fio de azeite num tabuleiro de forno e adicione-lhe o rolo de carne e regue com a marinada, com o vinho e com o caldo de carne.
Descasque as batatas doce, corte-as em cubos médios e coloque-as numa panela com água fervente. Adicione um pouco de sumo de limão e deixe ferver por 5 minutos.
Escorra as batatas e coloque-as no tabuleiro juntamente com a carne. Adicione, também, as castanhas descascadas e as maçãs em gomos.
Leve ao forno, previamente aquecido a 220ºC, durante 10 minutos. Ao fim deste tempo, regue com um pouco da calda do pêssego, baixe a temperatura para 180ºc e deixe cozinhar por 40 minutos ou até a carne se encontrar a seu gosto e os restantes ingredientes assados.
No mormento de servir, decore a superfície da carne com fatias de pêssego intercaladas com as cerejas e polvilhe com amêndoas picadas.




Para acompanhar este prato, recomendo:






Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/



O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Glood, Lacticínios do Paiva, Aroma Alentejo, Paladin, Margão, Marnoto Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/