Empadão de Batata Doce e Vitela








850 kg de cheio da pá de vitela ( usei vitela, do Alentejo, criada ao ar livre em pastagem natural com bolota Solar da Giesteira (compre aqui))
3 tomates redondos
1 folha de louro, biológico, Bio Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
3 dentes de alho
1 cebola
1 fio de azeite, virgem extra, Transmontanos
Molho de piripiri (usei o de piripiri extra picante Paladin)
100 ml de vinho branco
1 c. chá de concentrado de tomate Compal da Horta
1 pitada de pimenta
Sal (usei a Flor de Sal Natura com Alho - Sal Viking Gourmet Aqui)

Puré de batata doce:
700 g de batata doce
1 c. sopa de manteiga Terra Nostra
2 c. sopa de sumo de limão
100 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 2 ovos M) da Derovo 
1 pitada de pimenta Margão
Sal

Queijo ralado Terra Nostra
Oregãos



Comece por aquecer o azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho, ambos picados. Deixe que os legumes amoleçam e acrescente o tomate, a folha de louro e o concentrado de tomate. Deixe refogar por 5 minutos, retire a folha de louro, e reduza a puré. Deixe ferver, a crescente a carne (cortada em cubinhos) e tempere com sal, pimenta e molho de piripiri. Cozinhe durante 5 minutos, mexendo frequentemente, regue com o vinho e deixe evaporar. Baixe o lume e deixe cozinhar, tapado, até a carne estar tenra (junte um pouco de água se achar necessário).
Enquanto isto, coloque bastante água numa panela alta e adicione-lhe sal e o sumo de limão. descasque a batata doce, corte-a em pedaços pequenos e, de imediato, submerja-os na panela que preparou (deste modo a batata não irá oxidar). Leve a panela ao lume (acrescente mais sal, se achar necessário para a cozedura da batata) e deixe cozer até que a batata doce esteja tenra. Escorra-a e transfira-a para um processador de alimentos. Junte-lhe a manteiga, os ovos e tempere com sal e pimenta. Reduza a puré, deixando-o bem homogéneo.
Coloque a carne estufada no fundo de um tabuleiro de forno e cubra com o puré de batata doce.
 Acrescente o queijo e polvilhe com oregãos e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC durante 15-20 minutos ou até dourar.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Compal, Terra Nostra, Paladin, Transmontanos, Bio Aroma Alentejo,  Derovo, Margão, Gourmet Aqui pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/