Pá de Vitela, em Forno Lento, com Batatas Aromáticas






700g cheio da pá de vitelão (de pasto alentejano ao ar livre, Segredos do Montado Lda - Sabores Alentejanos, para receber em sua casa, clique aqui)
Sal q.b.
Azeite, extra virgem, Transmontanos (encomende aqui e receba em casa)
3 dentes de alho
Tomilho q.b.
150ml de cerveja
2 c. de sopa pimentão-doce
1 folha de louro
Molho de piripiri q.b. (usei o de piripiri extra picante Paladin)
1/2 cebola
1 pitada de pimenta branca, de agricultura ecológica, OBÔ Vanilla (encomende aqui e receba em sua casa)
400g de batatas para assar
Oregãos q.b.


Comece por cortar a pá de vitela em pedaços médios.
Descasque dois alhos e triture-os com a varinha mágica, juntamente com três colheres de sopa de azeite, uma colher de chá de sal, molho de piripiri, pimenta e o pimentão doce. Barre a carne com este preparado e polvilhe com tomilho. Regue com a cerveja e leve ao frigorífico de um dia para o outro. Preaqueça o forno a 200ºC.
Lave muito bem as batatas e dê-lhes golpes, com um pequeno intervalo de distância, e sem chegar ao fundo. Aqui a intenção não é partir a batata em vários pedaços. Com a ajuda de uma colher de pau (ou até mesmo inserir um palito na parte de baixo da batata), faça cortes de 1 em 1 cm ao longo da batata. Se fizer com a colher de pau, ela irá impedir que corte a batata até o fim, e se fizer com o palito, ele impedirá que você corte até o final. Procure deixar 1cm nas laterais da batata.
Coloque as batatas num tabuleiro, untado com azeite, com a parte cortada virada para cima. Regue com azeite e tempere com sal, pimenta e oregãos. Leve ao forno por 30-40 minutos ou até estarem tenras. O tempo de cozedura irá depender do tamanho das batatas. Transfira a carne para um tabuleiro, com toda a marinada, e adicione o dente de alho e a cebola picada. Junte a folha de louro e regue com um pouco mais de azeite. Assim que colocar a carne no forno, diminua a temperatura para 170ºC e deixe cozinhar durante cerca de uma hora. Tenha o cuidado de ir virando a carne de vez em quando, para assar de forma uniforme, e vá regando com o molho da assadura.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à  Segredos do Montado Lda - Sabores Alentejanos, OBÔ Vanilla, Transmontanos, Paladin  pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/