Almôndegas de Frango Gratinadas com Molho de Tomate e Queijo







12 almôndegas de frango biológicas Biologic  (compre de Norte a Sul do País em locais como Continente; Go Natural; ElCorteInglés; Apolónia; Biocoop; Biomercado e outras lojas da especialidade)
1 c. chá de oregãos
1 pitada de pimenta
1 dente de alho
Sal q.b.
Queijo mozarella ralado Campainha
Mangericão fresco Aromáticas Vivas (compre na loja online e receba em casa, clique aqui)
Batatas chef gourmet McCain

Molho de tomate italiano:
1 cebola
2 c. sopa de azeite, extra virgem,  Transmontanos (clique aqui e receba em casa)
3 dentes de alho picados
600 g de tomate triturado Compal da Horta
1 c. chá de concentrado de tomate Compal da Horta
1 c. chá de açúcar
1 c. chá de oregãos
1 c. chá de mangericão desidratado bio Margão
1 folha de louro
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta branca


Comece por temperar as almôndegas com os orégãos, sal e pimenta.
Numa frigideira, aqueça um fio de azeite com um dente de alho bem esmagado. deixe libertar o seu sabor. Adicione as almôndegas e frite-as até ficarem completamente douradas por fora. Desligue o lume.
Adicione uma boa porção de molho de tomate a um tabuleiro cerâmico e adicione-lhe as almôndegas.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, por 8-10 minutos ou até o queijo derreter. Retire do forno e adicione as folhas de manjericão.
Enquanto prepara as almôndegas, leve também as batatas ao forno até dourarem e apresentarem-se estaladiças. Sirva de imediato.


Molho de tomate italiano:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite, junte o tomate em pedaços e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais um pouco de concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não amoleça e rompa.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Biologic, Queijos Santiago, Aromáticas VivasCompal, McCain, Transmontanos, Margão, McCain pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.

















Sem comentários:

Enviar um comentário