Pizza 3 Queijos com Salsichão

 






Massa para 3 pizzas médias:
200ml de água
50ml de azeite, extra virgem, Transmontanos (clique aqui e receba em casa)
1 c. chá de sal
400g de farinha
5g de fermento de padeiro em pó Vahiné

Molho de tomate italiano:
1 cebola
2 c. sopa de azeite
3 dentes de alho picados
600 g de tomate triturado Compal da Horta
1 c. chá de concentrado de tomate Compal da Horta
1 c. chá de açúcar
1 c. chá de oregãos
1 c. chá de manjericão bio Margão
1 folha de louro
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta branca

Guarnição:
300g de queijo mozzarela ralado Campainha da Queijos Santiago
200g de queijo cheddar fatiado Campainha da Queijos Santiago
100g de queijo de cabra curado
1.5 embalagens de salsichão da gama Tapas Campofrio
Oregãos q.b.

Pá redonda, em aço inoxidável, para pizzas e tartes da IBILI 
Pedra para pizza (com suporte metálico) da IBILI 



Base de pizza - Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood:
No programa Sobremesas, selecionar a opção Massas.
Na taça, colocar a lâmina e adicionar a água, o azeite e o sal (ETAPA 1).  
Adicione a farinha e o fermento (ETAPA 2).
Programe 30ºC, durante 40 minutos, deixando massa a levedar na taça até dobrar de volume. 
Divida a massa em 3 porções de tamanho igual. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, forme círculos com esta e transfira-os para um tabuleiro forrado com papel vegetal, tape e deixe levedar por mais 30 minutos.
Pique cada base de pizza com um garfo e leve-as ao forno a 250ºC, ainda sem o recheio, por 5 minutos, apenas para dourar ligeiramente e pré-cozer a massa.

Base de pizza - Método tradicional:
Comece por misturar a farinha com o fermento e o sal.
Junte o azeite e a água morna, misture com uma colher. Amasse até obter uma massa homogénea.
A massa estará pronta quando a sua consistência for fofa e elástica (se necessário acrescente um pouco de farinha, mas pouca pois a massa não pode ficar seca). Faça uma bola, tape com um pano e deixe-a dobrar de volume (cerca de 1:30 hora) em lugar abrigado.
Em seguida, divida a massa em 2 ou 4 partes iguais. Estenda cada uma delas em forma de circulo, deixando de espessura, apenas, 0.5 cm (não a deixe maior que isto pois ainda crescerá um pouco). 
Passe bastante farinha sobre cada lado da base da pizza e coloque-a sobre um tabuleiro de forno muito bem enfarinhado, tape-o bem e deixe levedar por mais 30 minutos. Após levedar, pique cada base de pizza com um garfo e leve-as ao forno a 250ºC, ainda sem o recheio, por 6-8 minutos, apenas para dourar ligeiramente e pré-cozer a massa.

Molho de tomate italiano:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite, junte o tomate em pedaços e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais um pouco de concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não amoleça e rompa.

Montagem:
Adicione uma boa porção de molho de tomate, a cada uma das bases de pizza, alisando e espalhando-o bem. Adicione o queijo mozzarella ralado cobrindo toda a pizza. Acrescente o queijo cheddar (corte tirinhas com uma tesoura) e lascas do queijo de cabra. Adicione o salsichão a gosto e polvilhe com oregãos.
Lve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 10 minutos, aproximadamente, ou até o queijo gratinar e a massa apresentar-se crocante. Execute o mesmo processo para as outras duas pizzas.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Queijos Santiago, Campofrio, Compal, IBILI, Transmontanos, Kenwood, Transmontanos, Vahiné, Margão pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.













Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/