Calzone de Salame com Queijo Mozzarella

 



Massa para 3 calzones:

200ml de água
60ml de azeite
1 c. chá de mel multifloral Melmequer (compre aqui e receba em casa)
1 c. chá de sal
420g de farinha
5g de fermento de padeiro em pó Condi

Molho de tomate italiano:
1 cebola
2 c. sopa de azeite
3 dentes de alho picados
600 g de tomate triturado Compal da Horta
1 c. chá de concentrado de tomate Compal da Horta
1 c. chá de açúcar
1 c. chá de oregãos
1 c. chá de mangericão desidratado bio Margão
1 folha de louro
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta branca

Guarnição:
400g de queijo mozzarella ralado Campainha
6 tomates de cacho
Mangericão fresco Aromáticas Vivas (compre na loja online e receba em casa, clique aqui)
2 embalagens de salame fatiado da gama Tapas Campofrio

Pá redonda, em aço inoxidável, para pizzas e tartes da IBILI 
Pedra para pizza (com suporte metálico) da IBILI 


Massa - Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood:
No programa Sobremesas, selecionar a opção Massas.
Na taça, colocar a lâmina e adicionar a água, o azeite, mel e o sal (ETAPA 1).  
Adicione a farinha e o fermento (ETAPA 2).
Programe 30ºC, durante 2h, deixando massa a levedar na taça até dobrar de volume. 
Divida a massa em 3 porções de tamanho igual. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme círculos com estas. Em cada um dos círculos de massa, preencha metade da sua superfície (deixando uma pequena margem) com uma camada fina de molho de tomate. Acrescente dois tomates em gomos, folhas de mangericão, diversas fatias de salame e polvilhe com o queijo mozarella ralado. Pincele as margens da massa com água e dobre a massa, que não recheou, sobre o recheio. A ideia é ficar com uma meia lua. De seguida, belisque as duas partes da massa para que fiquem unidas e enrole um pouco (para não se desmanchar ao cozer). Pincele com azeite e faça 2 cortes na superfície da massa.

Enquanto isto, aqueça o forno a 250ºC e coloque a pedra de pizza no seu interior, para aquecer bem.
Transfira o calzone para a pedra já quente, usando uma pá, baixe a temperatura do forno para 200ºC e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a massa se apresente cozida.


Massa - Método tradicional:
Comece por misturar a farinha com o fermento e o sal.
Junte o azeite, o mel e a água morna, misture com uma colher. Amasse até obter uma massa homogénea.
A massa estará pronta quando a sua consistência for fofa e elástica (se necessário acrescente um pouco de farinha, mas pouca pois a massa não pode ficar seca). Faça uma bola, tape com um pano e deixe-a dobrar de volume (cerca de 2 horas) em lugar abrigado.
Em seguida, divida a massa em 3 partes iguais. Estenda cada uma delas em forma de circulo, deixando de espessura, apenas, 0.5 cm (não a deixe maior que isto pois ainda crescerá um pouco). 

Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme círculos com estas. Em cada um dos círculos de massa, preencha metade da sua superfície (deixando uma pequena margem) com uma camada fina de molho de tomate. Acrescente dois tomates em gomos, 6 bolinhas de mozzarela fresca, 4 folhas de mangericão e polvilhe com o queijo mozarella ralado. Pincele as margens da massa com água e dobre a massa, que não recheou, sobre o recheio. A ideia é ficar com uma meia lua. De seguida, belisque as duas partes da massa para que fiquem unidas e enrole um pouco (para não se desmanchar ao cozer). Pincele com azeite e faça 2 cortes na superfície da massa.

Enquanto isto, aqueça o forno a 250ºC e coloque a pedra de pizza no seu interior, para aquecer bem.
Transfira o calzone para a pedra já quente, usando uma pá, baixe a temperatura do forno para 200ºC e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a massa se apresente cozida.


Molho de tomate italiano:
Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite, junte o tomate em pedaços e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais um pouco de concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não amoleça e rompa.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Queijos Santiago, Melmequer, Campofrio, Ibili, Aromáticas Vivas, Condi, Compal, Kenwood, Margão pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/